Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/52645
Tipo: Tese
Título: O pensamento educativo de José Carlos Mariátegui: para uma pedagogia latino-americana
Título(s) alternativo(s): José Carlos Mariátegui's educational thinking: towards a Latin American pedagogy
Autor(es): Kildo Adevair dos Santos
Primeiro Orientador: Dalila Andrade Oliveira
Primeiro membro da banca : Dalila Andrade Oliveira
Segundo membro da banca: Ricardo Cuenca Pareja
Terceiro membro da banca: Danilo Romeu Streck
Quarto membro da banca: Carlos Roberto Jamil Cury
Quinto membro da banca: Hormindo Pereira de Souza Junior
Resumo: SANTOS, Kildo Adevair dos. O pensamento educativo de José Carlos Marátegui: para uma pedagogia latino-americana. 2020. 305 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, 2020. Esta investigação objetiva identificar um pensamento educativo em José Carlos Mariátegui e suas contribuições para o pensamento pedagógico latino-americano. Insere-se no contexto das discussões sobre o pensamento pedagógico latino-americano que compreende as especificidades econômicas, políticas, sociais e culturais da América Latina e é pensado no campo das ciências sociais e humanas, especificamente no contexto histórico e contemporâneo do pensamento crítico latino-americano, o qual tem contribuído de maneira significativa para a educação. Contudo, a literatura indica uma lacuna deixada por algumas abordagens críticas que não geraram alternativas teóricas na região nas últimas décadas. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo, desenvolvida por meio de procedimentos técnicos das modalidades de pesquisas bibliográficas e documentais, em que o tratamento dos dados foi realizado na perspectiva da análise de conteúdo. As fontes primárias da investigação correspondem às Obras Completas de Mariátegui, materializadas nas suas ações editorial, escrita e ativista. Os resultados da investigação apontam a existência de um pensamento educativo em Mariátegui e a originalidade da sua proposta epistemológica alternativa, assim como suas contribuições para a pedagogia latino-americana, numa perspectiva de formação integral dos sujeitos, que valoriza a identidade cultural a partir dos próprios espaços educativos e que produz conhecimentos, desde suas próprias experiências e realidades, sustentados nos interesses sociais e populares latino-americanos. Conclui-se que o pensamento educativo de Mariátegui muito contribui para o fortalecimento da pedagogia latino-americana e, com sua proposta de epistemologia alternativa, faz avançar as fronteiras científicas no campo do pensamento pedagógico da região.
Abstract: SANTOS, Kildo Adevair dos. José Carlos Mariátegui's educational thinking: towards a Latin American pedagogy. 2020. 309 p. Dissertation (PhD in Education) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. This investigation aims to identify the educational thinking of José Carlos Mariátegui and his contributions to Latin American pedagogy thinking. This research integrates the context of discussions about Latin-American pedagogical thinking, which encompasses the economic, political, social and cultural traits of Latin America. It is being included in the field of social and human sciences, specifically in the historical and contemporary context of Latin American critical thinking, and greatly contributes to the field of education. However, the literature indicates a gap left by some critical approaches that have not generated theoretical alternatives in the Region in recent decades. In regards to the methodology, the research is characterized as a qualitative study, developed through technical procedures of bibliographic and documentary research modalities, in which the treatment of data was performed from the perspective of content analysis. The primary sources of the research are related to Mariátegui's Complete Works, materialized in his editorial, writing and activist actions. The results of the investigation point to the existence of an educational thinking in Mariátegui and the originality of its alternative epistemological proposal, as well as its contributions to the Latin American pedagogy, in a perspective of integral formation of the subjects. This perspective values the cultural identity from Latin American educational spaces and that produces knowledge from their own experiences and realities, supported by their social and popular interests. In conclusion, Mariátegui's educational thinking greatly contributes to the strengthening of Latin American pedagogy, and its proposal of alternative epistemology makes advances in the scientific frontiers within the field of pedagogical thinking of the Region.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52645
Data do documento: 14-Fev-2020
Término do Embargo: 14-Fev-2021
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O pensamento educativo de José Carlos Mariátegui para uma pedagogia latino-americana.pdf3.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons