Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52655
Type: Tese
Title: Efeito do espaçamento e da estrutura de prática na aprendizagem de uma habilidade esportiva complexa
Authors: Leandro Nogueira Dutra
First Advisor: Herbert Ugrinowitsch
First Referee: Umberto Cesar Corrêa
Second Referee: Rodolfo Novellino Benda
Third Referee: Thales Rezende de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: André Luiz Felix Rodacki
Abstract: Duas temáticas têm sido investigadas de forma isolada dentro do escopo da Aprendizagem Motora. Primeira, o espaçamento da prática investiga o efeito da manipulação da relação execução/pausa (intervalo intertentativas) na aquisição de habilidades motoras. Segunda, a estrutura de prática investiga o efeito da manipulação das diferentes formas de organizar a prática (combinação de prática). A produção do conhecimento sobre essas duas temáticas tem sido pesquisada de forma isolada. Entretanto, há uma lacuna sobre a interação do espaçamento e da estrutura de prática na aprendizagem de uma habilidade esportiva complexa. O objetivo geral desta tese foi investigar a interação entre espaçamento e estrutura de prática na aprendizagem de uma habilidade esportiva complexa. Para isso foram conduzidos dois experimentos. O Experimento I teve como objetivo específico investigar o efeito da interação do espaçamento e da combinação de prática na aprendizagem do desempenho de uma habilidade esportiva complexa. A tarefa utilizada foi o saque por cima do voleibol, que é uma habilidade esportiva seriada e complexa. O delineamento experimental constou de quatro grupos experimentais que foram: 1) prática maciça-constante-blocos (GMCB); 2) prática distribuída-constante-blocos (GDCB); 3) prática maciça-constante-aleatória (GMCA) e 4) prática distribuída-constante-aleatória (GDCA). Os resultados do Experimento I demonstraram que a interação do menor intervalo intertentativas e da combinação de prática constante-blocos conduziu a uma melhor aprendizagem. Portanto, em função dos melhores resultados da combinação de prática constante-blocos no Experimento I, esta combinação foi adotada para o Experimento II. O Experimento II teve como objetivo específico investigar o efeito da interação da combinação do espaçamento e da combinação de prática na aprendizagem do padrão de execução e do desempenho de uma habilidade esportiva complexa. A pesquisa foi conduzida em três fases: 1) pré-teste (15 tentativas); 2) fase de aquisição (324 tentativas); 3) teste de retenção e teste de transferência (15 tentativas cada). O delineamento experimental constou de quatro grupos experimentais que foram: 1) prática maciça-constante / maciça-blocos (GMCB); 2) prática distribuída-constante / distribuída-blocos (GDCB); 3) prática distribuída-constante / maciça-blocos (GDCMB) e 4) prática maciça-constante / distribuída-blocos (GMCDB). As primeiras 162 tentativas foram com um tipo de espaçamento e de prática e as demais 162 serão com a outra combinação. Os grupos de prática maciça tiveram três segundos de intervalo intertentativas, enquanto que os de prática distribuída tiveram um intervalo de quinze segundos. O instrumento utilizado para averiguar o desempenho no saque é composto por um alvo circular cuja meta da tarefa é acertar o seu centro, localizado a 10 metros de distância da posição do saque. Os resultados revelaram que a interação do espaçamento maciço e da combinação constante-blocos (GMCB) foi mais precisa e consistente do que as demais condições experimentais (GDCB, GDCMB e GMCDB). Além disso, essa interação promoveu aprendizagem da estrutura e dos parâmetros da habilidade, inferida através da maior fluência do movimento (magnitude do jerk), do aumento da consistência do tempo relativo, do menor pico de velocidade e do menor tempo total de movimento. Apenas a interação do menor intervalo intertentativas, na primeira parte da combinação de prática (GMCDB), também revelou aprendizagem da estrutura e dos parâmetros da habilidade. Os pressupostos teóricos da Teoria da Deterioração permitiram fornecer explicações sobre o efeito da interação entre o espaçamento e a estrutura de prática na aprendizagem motora, no domínio da estrutura da memória humana e no nível comportamental de análise. A interação do menor intervalo intertentativas (espaçamento maciço) com a maior repetibilidade da combinação de prática (combinação constante-blocos) parece potencializar a manutenção das informações na MT com um menor custo para o sistema da memória. Essa interação promoveu aprendizagem da precisão do escore, da estrutura e dos parâmetros da habilidade.
Abstract: Two topics have been investigated in way isolation within the scope of Motor Learning. First, practice spacing investigates the effect of manipulating the execution/rest relationship (inter-trial interval) on the acquisition of motor skills. Second, the schedule practice investigates the effect of manipulating different ways of organizing practice (combined practice). The production of knowledge on these two topics has been researched in isolation. However, there is a gap in the interaction of spacing and practice structure in learning a complex sport skill. The purpose of this dissertation was to investigate the interaction between spacing and practice structure in the learning of a complex sport skill. For this, two experiments were conducted. Experiment I, had the specific aim of investigating the effect of the interaction of spacing and combined practice in learning the performance of a complex sport skill. The task used was the overhand volleyball serve, which is a serial and complex sport skill. The experimental design consisted of four experimental groups, which were: 1) massed-constant-blocked practice (MCBG); 2) distributed-constant-blocked practice (DCRG); 3) massed-constant-random practice (MCRG) and 4) distributed-constant-random practice (DCRG). The results of Experiment I demonstrated that the interaction of the shortest inter-trial interval and the combined of constant-blocked practice led to better learning. Therefore, due to the better results of the constant-blocked practice combined in Experiment I, this combined was adopted for Experiment II. Experiment II, had a specific aim to investigate the effect of the interaction of the combined spacing and the combined practice in the learning of the pattern of execution and the performance of a complex sport skill. The research was conducted in three phases: 1) pre-test (15 trials); 2) acquisition phase (324 trials); 3) retention test and transfer test (15 trials each). The experimental design consisted of four experimental groups, which were: 1) massed-constant / massed-blocked practice (MCBG); 2) distributed-constant / distributed-blocked (DCBG) practice; 3) distributed-constant / massed-blocked practice (DCMBG) and 4) massed-constant / distributed-blocked practice (MCDBG). The first 162 trials were with one type of spacing and practice and the remaining 162 will be with the other combined. The massed practice groups had a three-second inter-trial interval, while the distributed practice groups had a fifteen-second inter-trial interval. The instrument used to verify the performance of the serve is composed of a circular target whose goal of the task is to hit its center, located 10 meters away from the position of the serve. The results revealed that the massed spacing and constant-blocked combined (MCBG) interaction was more accurate and consistent than the other experimental conditions (DCBG, DCMBG, and MCDBG). In addition, this interaction promoted learning of the structure and parameters of the skill, inferred through the greater fluency of the movement (jerk magnitude), the increase in the consistency of relative time, the lowest peak velocity and the lowest total movement time. Only the interaction of the shortest inter-trial interval, in the first part of the combined practice (MCDBG), also revealed learning of the structure and parameters of the skill. The theoretical framework of the Decay Theory allowed to provide explanations about the effect of the interaction between the spacing and the structure of practice in motor learning, in the domain of the structure of the human memory, and in the behavioral level of analysis. In sum, the interaction of the shortest inter-trial interval (massed spacing) with the greater repeatability of the combined practice (constant-blocked combined) seems to enhance the maintenance of information in the working memory with a lower cost for the memory system. This interaction promoted learning of score accuracy, structure, and skill parameters.
Subject: Capacidade motora
Esportes - Treinamento técnico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52655
Issue Date: 31-Oct-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese 2022 [Leandro Dutra]_Versão Final_24_04_23_UFMG_Formatada.pdfTese Leandro Dutra_20225.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons