Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/52698
Type: Dissertação
Title: Maripousar: linhas e rotas da investigação de uma poética mestiça biomitográfica
Authors: Bruni Emanuele Fernandes
First Advisor: Rita Lages Rodrigues
First Referee: Cynthia de Cássia Santos Barra
Second Referee: Janaína Barros Silva Viana
Abstract: Esta dissertação é um corpo-texto apresentado como um desfecho primeiro, um primeiro ato da elaboração que tenho denominado Maripousar, uma poética mestiça biomitográfica. Ao longo do trabalho, traço algumas linhas, costuro algumas rotas percorridas conceitual e poeticamente ao longo desta minha pesquisa-criação. A partir da congregação e esquematização de referências plásticas e epistemológicas – sobretudo, embora não só, as confabulações estéticas e os escritos de Gloria Anzaldúa, Audre Lorde, bell hooks, Lélia Gonzalez, Jota Mombaça, Ana Raylander, Angélica Dass –, foi tecida uma trama crítica e conceitual sobre o que é compreendido como confabulações estéticas antirracistas emergentes no contexto de uma consciência mestiça amefricana nas artes contemporâneas. Apresento a persona que tenho incorporado, La Mariposa, em múltiplas gestas performáticas, que vêm sendo mandingadas há quase três anos. Por fim, como fruto desta poética-mestiça biomitográfica, meu primeiro ensaio para um livro-performance Casulo-segredo, gestado e construído a partir de minha pesquisa criação, é apresentado como produção plástica autoral.
Abstract: This dissertation is a body-text presented as a first outcome, a first act of elaboration that I have called Maripousar, a mestizo biomythographic poetics. Throughout the work, I trace some lines, sew together some routes covered conceptually and poetically throughout my research-creation. From the congregation and schematization of plastic and epistemological references – above all, although not only, the aesthetic confabulations and writings of Gloria Anzaldúa, Audre Lorde, bell hooks, Lélia Gonzalez, Jota Mombaça, Ana Raylander, Angélica Dass –, a critical and conceptual plot about what is understood as emerging anti-racist aesthetic confabulations in the context of an Amefrican mestizo consciousness in contemporary arts. I present the persona that I have incorporated, La Mariposa, in multiple performative gestures, which have been being manipulated for almost three years. Finally, as a result of this biomythographic mixed-poetics, my first essay for a book-performance Casulo-segredo, conceived and constructed from my creative research, is presented as an authorial plastic production.
Subject: Identidade social
Consciência na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
Performance (Arte)
Mestiços na arte
Mestiçagem
Arte moderna - Séc. XX-XXI
Multiculturalismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/52698
Issue Date: 29-Nov-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_Maripousar_BruniEmanueleFernandes.pdf11.54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons