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http://hdl.handle.net/1843/52986
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Gestão documental do dossiê funcional de servidores de escolas públicas: uma revisão da literatura nacional e internacional publicada em periódicos científicos |
Autor(es): | Josias Julio de Araujo Elisangela Cristina Aganette |
Resumen: | Decorrente do avanço tecnológico que a sociedade vivencia, os processos utilizados nas instituições tendem a sofrer mudanças, que são essenciais e necessárias, utilizando-se de ferramentas e metodologias capazes de modificar as rotinas nos processos até então considerados eficazes.Neste contexto, na área da educação não seria diferente, especificamente, no que se refere às escolas públicas e aos processos de Gestão de Documentos Arquivísticos (GDA), especialmente, aqueles produzidos no setor de Departamento de Pessoal (DP) das escolas. Pressupõe-se que tais instituições não possuem uma metodologia de GDA padrão e institucionalizada, para implementar os processos de GDA: tratar, organizar, controlar, acessar e recuperar os documentos arquivísticos do DP, especificamente, aqueles que compõem o dossiê funcional. Metodologia esta que permitiria a implementação dos processos de GDA, garantindo qualidade e melhoria nos serviços. Assim, fica eminente a necessidade de se definir e implementar uma metodologia de GDA que garanta a padronização dos referidos processos de GDA. O presente artigo busca, diante do pressuposto anunciado, identificar como tem sido tratada a nível nacional e internacional, a definição e aplicação de uma metodologia de GDA, no que tange a gestão do dossiê funcional de servidores que atuam em escolas públicas. Como método para alcançar tal objetivo, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Não foi localizado número representativo de estudos que evidenciam definição e aplicação de metodologias de GDA nas escolas públicas, o que evidencia lacunas a serem investigadas e preenchidas, com foco na GDA em escolas públicas e especificamente em documentos arquivísticos de cunho trabalhista. |
Asunto: | Ciência da informação Organização de arquivos Arquivos e arquivamento (Documentos) Escolas públicas Servidores públicos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.21680/2447-0198.2021v5n0ID25996 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52986 |
Fecha del documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/25996 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Informação na Sociedade Contemporânea |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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