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http://hdl.handle.net/1843/52986
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Josias Julio de Araujo | pt_BR |
dc.creator | Elisangela Cristina Aganette | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:00:08Z | - |
dc.date.available | 2023-05-09T20:00:08Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.citation.volume | 5 | pt_BR |
dc.citation.spage | e25996 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.21680/2447-0198.2021v5n0ID25996 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24470198 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/52986 | - |
dc.description.resumo | Decorrente do avanço tecnológico que a sociedade vivencia, os processos utilizados nas instituições tendem a sofrer mudanças, que são essenciais e necessárias, utilizando-se de ferramentas e metodologias capazes de modificar as rotinas nos processos até então considerados eficazes.Neste contexto, na área da educação não seria diferente, especificamente, no que se refere às escolas públicas e aos processos de Gestão de Documentos Arquivísticos (GDA), especialmente, aqueles produzidos no setor de Departamento de Pessoal (DP) das escolas. Pressupõe-se que tais instituições não possuem uma metodologia de GDA padrão e institucionalizada, para implementar os processos de GDA: tratar, organizar, controlar, acessar e recuperar os documentos arquivísticos do DP, especificamente, aqueles que compõem o dossiê funcional. Metodologia esta que permitiria a implementação dos processos de GDA, garantindo qualidade e melhoria nos serviços. Assim, fica eminente a necessidade de se definir e implementar uma metodologia de GDA que garanta a padronização dos referidos processos de GDA. O presente artigo busca, diante do pressuposto anunciado, identificar como tem sido tratada a nível nacional e internacional, a definição e aplicação de uma metodologia de GDA, no que tange a gestão do dossiê funcional de servidores que atuam em escolas públicas. Como método para alcançar tal objetivo, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Não foi localizado número representativo de estudos que evidenciam definição e aplicação de metodologias de GDA nas escolas públicas, o que evidencia lacunas a serem investigadas e preenchidas, com foco na GDA em escolas públicas e especificamente em documentos arquivísticos de cunho trabalhista. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Informação na Sociedade Contemporânea | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão de documentos arquivísticos | pt_BR |
dc.subject | Documentos arquivísticos | pt_BR |
dc.subject | Dossiê funcional do servidor | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência da informação | pt_BR |
dc.subject.other | Organização de arquivos | pt_BR |
dc.subject.other | Arquivos e arquivamento (Documentos) | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Servidores públicos | pt_BR |
dc.title | Gestão documental do dossiê funcional de servidores de escolas públicas: uma revisão da literatura nacional e internacional publicada em periódicos científicos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/25996 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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