Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53382
Type: Artigo de Periódico
Title: Proposição de uma matriz categorial temática para a descrição de aplicações da metodologia bpm em instituições de ensino superior públicas brasileiras
Authors: Raissa y Hamanaka
Elisângela Cristina Aganette
Abstract: A gestão de processos de negócio pode ser definida como uma disciplina, composta por abordagens, ferramentas, técnicas e metodologia que objetivam gerenciar continuamente processos de negócio com o intuito de melhorar a eficiência e eficácia na entrega de produtos e serviços ao cliente final de uma organização. A elaboração desta pesquisa foi motivada pelo projeto de extensão da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, intitulado BPM Acadêmico. A pesquisa foi elaborada para subsidiar as investigações sobre a implementação da metodologia BPM no contexto de Instituições de Ensino Superior (IES). Este estudo pretende responder: como documentar a implementação da aplicação de uma metodologia BPM? Para responder ao problema o objetivo do estudo é identificar projetos BPM implementados em IES públicas brasileiras e propor uma matriz categorial temática para a descrição destes. Foram mapeadas 14 aplicações da metodologia BPM em IES públicas brasileiras e uma foi descrita neste artigo por meio da matriz categorial temática proposta.
Subject: Ciência da informação
Universidades e faculdades 
Ensino superior
Gestão da informação
Gestão da informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53382
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37071
metadata.dc.relation.ispartof: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.