Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53548
Type: Monografia (especialização)
Title: Intervenções que podem melhorar as habilidades motoras fundamentais em crianças e adolescentes com diagnóstico do transtorno do espectro autista: revisão de literatura
Authors: Lorena de Assis Muniz Carvalho
First Advisor: Hércules Ribeiro Leite
metadata.dc.contributor.advisor2: Amanda Cristina Fernandes
Abstract: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento, com critérios diagnósticos relativos a déficits permanentes na comunicação social e no trato social em ambientes diversificados, possuindo padrões repetitivos e/ou restritos na área comportamental, de interesse e de atividades. O objetivo da pesquisa é evidenciar quais intervenções motoras podem melhorar as habilidades motoras fundamentais em crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, com TEA. Realizou-se uma pesquisa por meio de artigos científicos, de cunho randomizado (RTC), disponíveis em bibliotecas virtuais em saúde e bases de dados científicos: LILACS, SciELO, PubMed e Scopus. A escala PEDro foi utilizada para avaliação da qualidade metodológica. Dez estudos foram identificados apresentando diferentes ferramentas de intervenção nas habilidades motoras fundamentais. Concluiu-se que as intervenções podem melhorar as habilidades motoras fundamentais em crianças e adolescentes com TEA, porém há necessidade de aprofundamento das pesquisas e realização de novos estudos.
Abstract: The Autism Spectrum Disorder (ASD) is defined as a neurodevelopmental disorder, with diagnostic criteria related to permanent deficit in social communication and in social treatment when in diversified environment, with repetitive and/or restricted patterns in areas of behavior, interests, and activities. The purpose of the following research is to evidence which motor interventions can improve fundamental motor abilities in children and adolescents, with ages between 6 and 18 years old, diagnosed with ASD. The research was conducted through randomized scientific articles (RTC), available in virtual health libraries and scientific databases: LILACS, SciELO, PubMed and Scopus. The PEDro scale was utilized for methodological quality evaluation. Ten studies were identified presenting different intervention tools in fundamental motor skills. It was concluded that those interventions can improve fundamental motor abilities in children and adolescents with ASD, but it was shown to be necessary to deepen the research and to promote new studies.
Subject: Autismo
Autismo em crianças
Adolescentes
Aprendizagem motora
Capacidade motora
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53548
Issue Date: 3-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Lorena de Assis Muniz Carvalho.pdf763.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.