Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54133
Type: Artigo de Periódico
Title: Os objetos de aprendizagem como ferramentas de ensino: potencialidades e fragilidades sob o olhar da ciência da informação
Other Titles: Learning objects as teaching tools: strengths and weaknesses under information science view
Authors: Ráisa Mendes Fernandes de Souza
Abstract: A explosão informacional e a ubiquidade das tecnologias de informação e comunicação, aspectos inerentes à Sociedade da Informação, remodelaram a dinâmica social de forma irreversível. Nesse contexto, surgiram os objetos de aprendizagem, ferramentas tecnológicas utilizadas para o ensino, seja ele remoto ou presencial. Porém, é preciso que a Ciência da Informação discuta de forma mais lúcida o uso desses instrumentos na atualidade, apontando seus benefícios e limitações. O objetivo geral buscou analisar as vantagens e desvantagens do uso de objetos de aprendizagem como ferramentas de ensino sob o prisma da Ciência da Informação. Os objetivos específicos são: identificar aspectos negativos e positivos das tecnologias de informação e comunicação na atualidade, utilizando principalmente o embasamento teórico da Ciência da Informação; apontar o conceito de objeto de aprendizagem, bem como seu uso no ensino; detectar as potencialidades e limitações dos objetos de aprendizagem e sugerir os contextos em que eles devem ser ou não utilizados como ferramenta de ensino considerando o âmbito da Sociedade da Informação. Por meio de um levantamento bibliográfico, foi possível apontar até que ponto os objetos de aprendizagem possuem limitações que devem ser seriamente consideradas, evitando-se sempre a adoção de discursos tecnocráticos que elegem essa tecnologia como a solução para todos os problemas educacionais existentes. As considerações finais relatam que o uso dos objetos de aprendizagem precisa refletir os contextos educacionais, culturais e as limitações físicas dos sujeitos, além de possibilitar a capacidade de reflexão do aluno.
Abstract: The informational explosion and the ubiquity of information and communication technologies, inherent aspects of the Information Society, have irreversibly reshaped the social dynamics. In this context, learning objects emerged, technological tools used for teaching, whether remote or in person. However, it is necessary that Information Science discuss more lucidly the use of these instruments today, pointing out their benefits and limitations. The general objective sought to analyze the advantages and disadvantages of using learning objects as teaching tools from the perspective of Information Science. The specific objectives are: to identify negative and positive aspects of information and communication technologies today, using mainly the theoretical foundation of Information Science; point out the concept of learning object, as well as its use in teaching; detect the potential and limitations of learning objects and suggest the contexts in which they should or should not be used as a teaching tool considering the scope of the Information Society. Through a bibliographic survey, it was possible to point out the extent to which learning objects have limitations that must be seriously considered, always avoiding the adoption of technocratic speeches that elect this technology as the solution to all existing educational problems. The final considerations report that the use of learning objects needs to reflect the educational and cultural contexts and the physical limitations of the subjects, in addition to enabling the student's capacity for reflection.
Subject: Objetos de aprendizagem
Educação - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Informática na educação
Ciência da informação
Sociedade da informação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.15
URI: http://hdl.handle.net/1843/54133
Issue Date: 30-Dec-2021
metadata.dc.url.externa: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/16770
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Bibliomar
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.