Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGraciane Silva Bruzinga Borgespt_BR
dc.creatorEliúde Oliveira Lealpt_BR
dc.creatorCélia da Consolação Diaspt_BR
dc.creatorGercina Ângela de Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T20:29:49Z-
dc.date.available2023-06-13T20:29:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage23138pt_BR
dc.citation.epage23149pt_BR
dc.identifier.doi10.34117/bjdv6n5-026pt_BR
dc.identifier.issn25258761pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54884-
dc.description.resumoO processo de avaliação da aprendizagem no ensino superior se configura hoje em um cenário de mudanças. Frente às novas tecnologias didáticas e a um perfil dinâmico de estudante, o ambiente educacional tem buscado novos caminhos. O objetivo deste artigo é apresentar a elaboração de Mapas Conceituais como uma alternativa às atividades didáticas avaliativas. Este recurso se caracteriza como um instrumento de análise, síntese e representação de conteúdos. A metodologia utilizada se baseou na abordagem analítica-sintética, prevendo cinco etapas: 1) planejamento; 2) prototipagem; 3) validação; 4) revisão e 5) finalização. O universo de estudo constituiu-se de uma turma do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo sido produzidos oito mapas via o software Cmap Tools. Os resultados obtidos foram positivos, demonstrando facilidade na avaliação do professor e na assimilação dos estudantes. Conclui-se que a metodologia é consistente e o instrumento eficaz, possibilitando uma aplicação continuada durante a graduação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Development-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superior em biblioteconomiapt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherMapa Conceitualpt_BR
dc.titleO mapa conceitual como uma atividade didática avaliativa no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe concept map as an evaluative teaching activity in higher educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9510pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O mapa conceitual como uma atividade didática avaliativa no ensino superior.pdf3.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.