Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/55411
Tipo: Artigo de Evento
Título: O entendimento de conceitos científicos por meio da investigação e representação: o caso da densidade
Título(s) alternativo(s): Understanding scientific concepts through research and representation: the case of density
Autor(es): Giovana França Carneiro Fernandes
Mariana Gonçalves Dias
Maria Luiza Silva Tupy Botelho
Ana Luiza de Quadros
Resumen: Associar pressupostos do ensino por meio de investigações com o papel das representações tem se mostrado promissor em termos de aprendizagem. Desenvolvemos este trabalho com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio com o objetivo analisar as contribuições do ensino de Ciências por investigação no envolvimento dos estudantes com a questão problema e com o uso de representações como ferramentas facilitadoras do entendimento conceitual. Os estudantes foram desafiados a propor um experimento que os auxiliasse na solução da questão problema e a comunicar aos pares o caminho percorrido e a explicação para o fenômeno presente no experimento. Observamos que os estudantes se envolveram ativamente na explicação do fenômeno e, para isso, se apropriaram de representações que auxiliaram tanto na organização das próprias ideias quanto na comunicação com os pares.
Abstract: Associating teaching assumptions through investigations with the role of representations has been promising in terms of learning. We developed this work with students of the first year of High School with the objective of analyzing the contributions of science teaching by investigation in the involvement of students with the problem issue and with the use of representations as tools that facilitate conceptual understanding. The students were challenged to propose an experiment that would help them solve the problem and to communicate in pairs the path taken and the explanation for the phenomenon present in the experiment. We observed that the students were actively involved in explaining the phenomenon and, for that, they appropriated representations that helped both in organizing their own ideas and in communicating with peers.
Asunto: Ciência - Estudo e ensino
Ensino Médio
Aprendizagem baseada em problemas
Formação de conceitos
Aprendizagem experimental
Química
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/55411
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76204
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
no existem archivos asociados a este elemento.


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.