Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55467
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O plano de estudo na formação integral do jovem: elementos que ajudam o educando a interessar-se por esse processo
Autor(es): Antonio Francisco Alves de Holanda
Primeiro Orientador: Lívia de Rezende Cardoso
Resumo: O plano de estudo é um instrumento de fundamental importância na interação aluno-escola-comunidade. Através do qual ocorre maior facilitação para a construção de conhecimentos nos CEFAS para a mudança da realidade sócio-cultural, econômico e político dos nossos educandos e famílias dos agricultores. A proposta de se fazer uma pesquisa científica para identificar os elementos que desmotivam os nossos alunos na elaboração, pesquisa e apresentação de suas realidades provém da constatação que este elemento no decorrer do ano letivo da escola Família agrícola Santa Ângela –EFASA, torna-se cansativa para os discentes. Fato constatado na pesquisa e pela a equipe pedagógica, professores e monitores. Com os dados colhidos durante a pesquisa, propomos alternativas que de forma pedagógica e administrativas pudessem manter o interesse dos alunos, dos professores/monitores para o melhor aproveitamento deste instrumento como elemento de grande ligação entre escola-aluno-família-comunidade.
Abstract: The study planis a toolof fundamental importancein the interaction betweenstudent andschool-community. Through whichthere is greaterfacilitation forthe construction ofknowledge in theCEFASto changethe socio-cultural, economic and political behavior ofour studentsand familiesof farmers.The proposal tomake ascientific researchto identifythe factorsthat discourageour studentsin the preparation, research and presentation oftheir realitycomes from thefindingthat this elementduring theschool yearFamilyAgriculturalSchoolSt Angela-EFASA becomestiresomefor learners. A fact confirmedbytheresearch andteaching staff, teachersand monitors.Withthe data collectedduring the research, we propose alternativesin a pedagogicaland administrativecouldkeep the interest ofstudents, teachers / instructorstobetter usethistool as an elementof greatconnection betweenschool-student-family-community.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/55467
Data do documento: 28-Mai-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PPEP FRANCISCO HOLANDA - sem paginas.pdf809.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons