Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/55582
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diálogos transnacionais entre Uruguai, América do Sul e Estados Unidos: a preparação de diretores de Educação Física pela Associação Cristã de Moços
Título(s) alternativo(s): Transnational dialogues between Uruguay, South America and the United States: the training of YMCA’s physical education directors
Autor(es): Paola Dogliotti
Giovanna Camila da Silva
Resumo: Este estudo investigou os cursos de formação de diretores de Educação Física promovidos pela Associação Cristã de Moços (ACM), na década de 1920, em dois locais institucionais: o The Young Men’s Christian Association College, em Chicago, e o Instituto Técnico Sudamericano de la Asociación Cristiana de Jóvenes, em Montevidéu. Ao adotar elementos de análise das histórias conectadas, o objetivo foi analisar as trocas estabelecidas pela própria ACM em seus institutos localizados em diferentes lugares da América. Documentos institucionais constituíram-se como fontes privilegiadas na pesquisa e permitiram apreender um processo de circulação de saberes e práticas na Associação mediado por negociados exercícios de sistematização.
Abstract: This study investigated the training courses for Physical Education directors promoted by the Young Men’s Christian Association (YMCA), in the 1920s, in two institutional places: The Young Men’s Christian Association College, in Chicago and the Instituto Técnico Sudamericano de la Asociación Cristiana de Jóvenes in Montevideo. In the research elements of analysis of the connected stories were adopted to analyze the exchanges established by the ACM itself in its institutes located in different countries in America. The sources mobilized for this project were official documents. It was possible to apprehend a process of circulation of knowledge and practices in the Association mediated by negotiated systematization exercises.
Assunto: Educação física
Professores - Formação
Professores de educação física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID25762
URI: http://hdl.handle.net/1843/55582
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/25762
metadata.dc.relation.ispartof: History of Education in Latin America - HistELA
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.