Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/55588
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vândiner Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5257845839536488pt_BR
dc.creatorJosé Osnir de Oliveira Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-30T13:15:35Z-
dc.date.available2023-06-30T13:15:35Z-
dc.date.issued2012-05-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/55588-
dc.description.abstractThis monograph aims to show the subjects in the study plan worked, as elements that contribute to interdisciplinary. It was adopted as the method research methodology of action research, drawn from interviews, observation and questionnaire. . In addition, observations were made of the dynamics of school and community spaces that involve the inter-relationships between school and community through the themes of the study plan worked. This proposal emerged from five years of work in the school's agricultural soinho family. This work consisted in the observing and thinking how it would be possible to awaken educators in the importance of interdisciplinarity work, based on the themes of the study plan, instrument set out in the Plan of Training Soinho the Family Farm School, located in the municipality of Teresina - PI. At this time, it was possible to discuss and analyze the application of methods worked by the monitors during their routine work in Ceffa, trying to understand it within the context of interdisciplinarity. Reflected on the relationship of the themes of the Plan of Study with the content offered by each monitor their respective disciplines in the class of students in third grade. To support these analyzes, sought to divide the theoretical references in two areas: Pedagogy of Alternation and study plan proposed by the training plan.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo mostrar os temas trabalhados no Plano de Estudo, como elementos que contribui para a interdisciplinaridade. Foi adotado como metodologia de pesquisa o método da pesquisa-ação, elaborado a partir de entrevistas, observação e questionário. . Além disso, foram feitas observações da dinâmica dos espaços escolar e comunitário que envolvem as inter-relações entre escola e comunidade por meio dos temas do plano de Estudo trabalhados. Esta proposta surgiu a partir de cinco anos de trabalho na escola família agrícola do soinho. Este trabalho, consistiu-se no observar e no pensar como seria possível despertar nos educadores a importância do trabalho interdisciplinar, tendo como base os temas do Plano de Estudo, instrumento estabelecido no plano de Formação da Escola Família Agrícola do Soinho, localizada no município de Teresina - PI. Neste tempo, foi possível discutir e analisar a aplicação dos métodos trabalhados pelos monitores durante suas rotinas de trabalho no CEFFA, buscando entendê-la dentro do contexto da interdisciplinaridade. Refletiu-se sobre a relação dos temas do Plano de Estudo com os conteúdos propostos por cada monitor em suas respectivas disciplinas a turma de alunos do 3º ano. Para subsidiar estas análises, busquei dividir as referências teóricas em dois eixos: A Pedagogia da Alternância e o plano de estudo proposto pelo plano de formação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
dc.subjectPlano de estudopt_BR
dc.subjectPlano de Formaçãopt_BR
dc.titleO plano de estudo como eixo gerador da interdisciplinaridade na Escola Família Agrícola do Soinho - Teresina - Piauípt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação do Campo

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
José Osnir de Oliveira Silva.pdf834.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons