Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/55933
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise da interação família e escola no ambiente escolar
Authors: Marinete Castro Monteiro
First Advisor: Renata Silva Bergo
First Referee: Shirlei Rezende Sales
Abstract: Acompanhamento familiar e estrutura escolar são fatores amplamente discutidos pelos sistemas de ensino. As possibilidades do fracasso escolar dos alunos terem suas causas associadas ao afastamento familiar que ocorrem nas séries finais do Ensino Fundamental são consideradas em estudos sobre o tema. Este estudo investiga as causas desse afastamento e as estratégias utilizadas pela escola a fim de reverter esse quadro. Foram realizadas revisão literária e pesquisa de campo. Os resultados indicam que questões sócio-econômicas como jornada de trabalho e problemas familiares são responsáveis pela ausência dos pais no ambiente escolar como também a pouca iniciativa de interação da equipe escolar com as famílias e apontam a necessidade dos sistemas escolares empreenderem ações de resgate à participação familiar na escola.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/55933
Issue Date: 28-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARINETE CASTRO MONTEIRO.pdf362.39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons