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http://hdl.handle.net/1843/56052
Tipo: | Tese |
Título: | Imprensa pedagógica: um estudo de três revistas mineiras destinadas a professores |
Autor(es): | Isabel Cristina Alves da Silva Frade |
primer Tutor: | Magda Becker Soares |
primer miembro del tribunal : | Anne-Marie Chartier |
Segundo miembro del tribunal: | Antonio Augusto Gomes Batista |
Tercer miembro del tribunal: | Denice Catani |
Cuarto miembro del tribunal: | Paulo Bernardo Vaz |
Resumen: | A pesquisa analisa a produção mineira de três revistas pedagógicas: AMAE Educando, Dois Pontos e Presença Pedagógica, contrastando-as, em algumas situações, com outras revistas ou materiais pedagógicos produzidos no Brasil, tendo em vista pontos-chave como o objeto revista e sua forma de apresentação, com a descrição analítica de alguns de seus aspectos materiais e de conteúdo. São abordadas, também, algumas modalidades específicas de sua produção, circulação e venda, assim como as motivações editoriais para a sua edição, mediante a observação de elementos presentes no impresso e entrevistas com seus editores. Finalmente, procura-se uma breve abordagem de algumas características de leitores-professores virtuais das revistas bem como de alguns processos concretos de aproximação das editoras com o seu público. Busca-se, dessa forma, relacionar as modalidades de produção, o produto e seu pertencimento a determinada empresa de edição, para buscar uma visão relacional dos múltiplos determinantes que fazem com que as revistas pedagógicas sejam o que são. Compreender as revistas pedagógicas entre si e no meio de outras revistas exigiria um mergulho na linguagem de outras mídias. Essas linguagens não são objeto específico deste estudo, mas constituem-se, em alguns momentos, em pano de fundo fundamental para desvendar os impressos que são objeto da pesquisa. Assim, o estudo se localiza numa área multidisciplinar da Educação, da Comunicação, da Linguagem, nos estudos da Leitura em seus aspectos sociológicos, na História do Livro e das Edições, na Bibliografia. A convergência entre pontos-de-vista tão diversificados e, ao mesmo tempo, complementares, é buscada mediante o interesse pedagógico de compreensão da “imprensa pedagógica” e de seus modos de funcionamento. Desvendar a imprensa pedagógica possibilita, em última instância, conhecer melhor o campo da Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/56052 |
Fecha del documento: | dic-2000 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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