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dc.contributor.advisor1Magda Becker Soarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530550473275266pt_BR
dc.contributor.referee1Anne-Marie Chartierpt_BR
dc.contributor.referee2Antonio Augusto Gomes Batistapt_BR
dc.contributor.referee3Denice Catanipt_BR
dc.contributor.referee4Paulo Bernardo Vazpt_BR
dc.creatorIsabel Cristina Alves da Silva Fradept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2572087438468943pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-11T12:00:48Z-
dc.date.available2023-07-11T12:00:48Z-
dc.date.issued2000-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/56052-
dc.description.resumoA pesquisa analisa a produção mineira de três revistas pedagógicas: AMAE Educando, Dois Pontos e Presença Pedagógica, contrastando-as, em algumas situações, com outras revistas ou materiais pedagógicos produzidos no Brasil, tendo em vista pontos-chave como o objeto revista e sua forma de apresentação, com a descrição analítica de alguns de seus aspectos materiais e de conteúdo. São abordadas, também, algumas modalidades específicas de sua produção, circulação e venda, assim como as motivações editoriais para a sua edição, mediante a observação de elementos presentes no impresso e entrevistas com seus editores. Finalmente, procura-se uma breve abordagem de algumas características de leitores-professores virtuais das revistas bem como de alguns processos concretos de aproximação das editoras com o seu público. Busca-se, dessa forma, relacionar as modalidades de produção, o produto e seu pertencimento a determinada empresa de edição, para buscar uma visão relacional dos múltiplos determinantes que fazem com que as revistas pedagógicas sejam o que são. Compreender as revistas pedagógicas entre si e no meio de outras revistas exigiria um mergulho na linguagem de outras mídias. Essas linguagens não são objeto específico deste estudo, mas constituem-se, em alguns momentos, em pano de fundo fundamental para desvendar os impressos que são objeto da pesquisa. Assim, o estudo se localiza numa área multidisciplinar da Educação, da Comunicação, da Linguagem, nos estudos da Leitura em seus aspectos sociológicos, na História do Livro e das Edições, na Bibliografia. A convergência entre pontos-de-vista tão diversificados e, ao mesmo tempo, complementares, é buscada mediante o interesse pedagógico de compreensão da “imprensa pedagógica” e de seus modos de funcionamento. Desvendar a imprensa pedagógica possibilita, em última instância, conhecer melhor o campo da Educaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectRevistas pedagógicaspt_BR
dc.titleImprensa pedagógica: um estudo de três revistas mineiras destinadas a professorespt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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