Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/56052
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Magda Becker Soares | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8530550473275266 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Anne-Marie Chartier | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Antonio Augusto Gomes Batista | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Denice Catani | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Paulo Bernardo Vaz | pt_BR |
dc.creator | Isabel Cristina Alves da Silva Frade | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2572087438468943 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T12:00:48Z | - |
dc.date.available | 2023-07-11T12:00:48Z | - |
dc.date.issued | 2000-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/56052 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa analisa a produção mineira de três revistas pedagógicas: AMAE Educando, Dois Pontos e Presença Pedagógica, contrastando-as, em algumas situações, com outras revistas ou materiais pedagógicos produzidos no Brasil, tendo em vista pontos-chave como o objeto revista e sua forma de apresentação, com a descrição analítica de alguns de seus aspectos materiais e de conteúdo. São abordadas, também, algumas modalidades específicas de sua produção, circulação e venda, assim como as motivações editoriais para a sua edição, mediante a observação de elementos presentes no impresso e entrevistas com seus editores. Finalmente, procura-se uma breve abordagem de algumas características de leitores-professores virtuais das revistas bem como de alguns processos concretos de aproximação das editoras com o seu público. Busca-se, dessa forma, relacionar as modalidades de produção, o produto e seu pertencimento a determinada empresa de edição, para buscar uma visão relacional dos múltiplos determinantes que fazem com que as revistas pedagógicas sejam o que são. Compreender as revistas pedagógicas entre si e no meio de outras revistas exigiria um mergulho na linguagem de outras mídias. Essas linguagens não são objeto específico deste estudo, mas constituem-se, em alguns momentos, em pano de fundo fundamental para desvendar os impressos que são objeto da pesquisa. Assim, o estudo se localiza numa área multidisciplinar da Educação, da Comunicação, da Linguagem, nos estudos da Leitura em seus aspectos sociológicos, na História do Livro e das Edições, na Bibliografia. A convergência entre pontos-de-vista tão diversificados e, ao mesmo tempo, complementares, é buscada mediante o interesse pedagógico de compreensão da “imprensa pedagógica” e de seus modos de funcionamento. Desvendar a imprensa pedagógica possibilita, em última instância, conhecer melhor o campo da Educação | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Revistas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Imprensa pedagógica: um estudo de três revistas mineiras destinadas a professores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE_Isabel Cristina Alves da Silva Frade.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License