Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/56110
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A oralidade nas práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa do 4° ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal João Olyntho Ferraz, no município de Congonhas
Autor(es): Jeanne Mendonça Ribeiro
Primeiro Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho
Primeiro membro da banca : Maria Gorete Neto
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a oralidade nas práticas de letramento nas aulas de Língua Portuguesa do 4º ano do Ensino Fundamental Cecília Meireles, na Escola Municipal João Olyntho Ferraz, no município de Congonhas. A abordagem desse tema se deve à necessidade de um trabalho mais significativo com a linguagem oral na sala de aula, já que no panorama brasileiro a oralidade é fundamental, visto que através dela compartilhamos ideias, debatemos opiniões, fundamentamos e adequamos os traços lingüísticos contemplados na escrita. Busca-se neste trabalho discutir o papel da escola e do professor no desenvolvimento da oralidade do educando, o que é feito através da análise do livro didático Projeto Buriti, além da aplicação de uma proposta de intervenção na qual os alunos interpretaram e produziram atividades referentes à linguagem oral. Para a fundamentação teórica deste trabalho, o apoio de autores como Luiz Antônio Marcuschi e Maria da Graça Costa Val foram fundamentais. Os procedimentos adotados durante o trabalho envolvem a concepção de pesquisa-ação apresentada por Thiollent, através da qual permite identificar problemas, buscar soluções e interferir na prática docente, buscando uma melhoria no desempenho dos alunos. Os resultados deste trabalho revelam aprendizagens significativas e avanços em relação ao estudo da oralidade no Ensino Fundamental, comprovando que uma boa proposta de trabalho contribui para a promoção de capacidades, conhecimentos e atitudes no que diz respeito ao trato com a oralidade.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/56110
Data do documento: 28-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Oralidade nas Práticas de Letramento nas Aulas de Língua P.pdf7.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons