Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57288
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Expressão audiovisual na juventude: possibilidades de resgate e valorização da memória individual através da produção autoral
Autor(es): Isabel Maria da Cunha Ivas de Rezende
Primeiro Orientador: Henrique Augusto Nunes Teixeira
Primeiro membro da banca : Juliana Gouthier Macedo
Resumo: O presente trabalho surgiu a partir da observação sobre as dificuldades presentes no cotidiano escolar, como a falta de envolvimento e o interesse dos estudantes com a escola, a sua incapacidade de desconstruir a atual estrutura escolar que lhes é imposta e ainda a dificuldade do docente em lhes proporcionar uma percepção ampliada em relação ao assunto apresentado. Diante disso, procurou-se elaborar, ao ter como referência a produção cinematográfica autoral e as experiências fílmicas de Adriana Fresquet (2013), uma experiência de criação coletiva de um vídeo artístico/documental, realizado pelos estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte. Essa produção teve como objetivo o desenvolvimento da criatividade, a experiência em arte, a percepção de si mesmo, de suas potencialidades e ainda sua inclusão na sociedade, através do audiovisual. Para sua elaboração, tomou-se como princípio a ideia de alteridade de Alain Bergala (2008), em que os jovens realizadores desse trabalho necessariamente precisaram se colocar no lugar do outro. Outra consideração foi em relação ao conceito de autopoiesis de Humberto Maturana (1997), que propiciou a reflexão sobre a interação do jovem com o mundo, evidenciando a sua percepção e, consequentemente, a sua capacidade de autorreferência. Observou-se também a “prática de embrutecimento” de Jacques Rancière (2012), como uma das causas dos constantes conflitos existentes nas escolas. A realização do vídeo artístico/documental demandou conhecimento técnico e organização dos tempos e espaços da escola. O seu processo de produção e o resultado final demonstraram que a escola permanece em um lugar ainda aquém das potencialidades da juventude. Entender esses aspectos e dialogar sobre junto às gestões escolares e aos docentes são ações fundamentais para viabilizar essa prática libertadora.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57288
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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