Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/57675
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Currículo das Escolas Famílias: evolução e contradição entre o instituído e o instituinte
Autor(es): Joel Duarte Benísio
Primeiro Orientador: Livia Rezende Cardoso
Primeiro Coorientador: João Batista Begnami
Primeiro membro da banca : José de Arimatéia Dias Valadão
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as transformações do currículo (plano de formação) como eixo norteador das práticas pedagógicas da Escola Família Agrícola (EFA) de Alfredo Chaves e sua ressignificação para assegurar os princípios da Pedagogia da Alternância. Dessa forma, a metodologia utilizada inspirou-se na pesquisa-ação, procurando vincular o conhecimento que a literatura proporciona com a ação no cotidiano, fazendo-os os sujeitos de a pesquisa refletir com/sobre os temas propostos, pesquisando as opiniões dos diferentes agentes formadores da Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves ligada ao Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. Definiram-se assim como sujeitos desta pesquisa: monitores, educandos, coordenadores pedagógicos e responsáveis pela área pedagógica das EFAs da rede MEPES. Compreendeu-se que estes sujeitos trariam as opiniões dos diferentes agentes formadores contribuindo de forma propositiva para verificação dos elementos vigentes do currículo trabalhado pela Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves. Constatou-se que a evolução do currículo da Escola Família Agrícola teve sempre como elemento referencial, sua relação direta com a realidade através dos Planos de Estudo e que, apesar de não submeter-se a lógica do sistema, o currículo da Escola Família sofreu modificações ao longo do tempo, impulsionado pela lógica da escolarização e pelas exigências legais de formalização da proposta pedagógica. Todavia, verificou-se também que o currículo da Escola Família Agrícola traz em seu contexto elementos de práxis emancipadora, dialógica, transformadora e aberta aos saberes dos contextos sociais.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57675
Data do documento: 29-Mai-2012
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