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http://hdl.handle.net/1843/57675
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Livia Rezende Cardoso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5166475664599694 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | João Batista Begnami | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | José de Arimatéia Dias Valadão | pt_BR |
dc.creator | Joel Duarte Benísio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-10T11:56:40Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10T11:56:40Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57675 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as transformações do currículo (plano de formação) como eixo norteador das práticas pedagógicas da Escola Família Agrícola (EFA) de Alfredo Chaves e sua ressignificação para assegurar os princípios da Pedagogia da Alternância. Dessa forma, a metodologia utilizada inspirou-se na pesquisa-ação, procurando vincular o conhecimento que a literatura proporciona com a ação no cotidiano, fazendo-os os sujeitos de a pesquisa refletir com/sobre os temas propostos, pesquisando as opiniões dos diferentes agentes formadores da Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves ligada ao Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. Definiram-se assim como sujeitos desta pesquisa: monitores, educandos, coordenadores pedagógicos e responsáveis pela área pedagógica das EFAs da rede MEPES. Compreendeu-se que estes sujeitos trariam as opiniões dos diferentes agentes formadores contribuindo de forma propositiva para verificação dos elementos vigentes do currículo trabalhado pela Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves. Constatou-se que a evolução do currículo da Escola Família Agrícola teve sempre como elemento referencial, sua relação direta com a realidade através dos Planos de Estudo e que, apesar de não submeter-se a lógica do sistema, o currículo da Escola Família sofreu modificações ao longo do tempo, impulsionado pela lógica da escolarização e pelas exigências legais de formalização da proposta pedagógica. Todavia, verificou-se também que o currículo da Escola Família Agrícola traz em seu contexto elementos de práxis emancipadora, dialógica, transformadora e aberta aos saberes dos contextos sociais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Plano de formação | pt_BR |
dc.subject | Saberes e contradições | pt_BR |
dc.subject | Escola Família Agrícola | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da alternância | pt_BR |
dc.title | Currículo das Escolas Famílias: evolução e contradição entre o instituído e o instituinte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação do Campo |
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