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dc.contributor.advisor1Livia Rezende Cardosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5166475664599694pt_BR
dc.contributor.advisor-co1João Batista Begnamipt_BR
dc.contributor.referee1José de Arimatéia Dias Valadãopt_BR
dc.creatorJoel Duarte Benísiopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-10T11:56:40Z-
dc.date.available2023-08-10T11:56:40Z-
dc.date.issued2012-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57675-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as transformações do currículo (plano de formação) como eixo norteador das práticas pedagógicas da Escola Família Agrícola (EFA) de Alfredo Chaves e sua ressignificação para assegurar os princípios da Pedagogia da Alternância. Dessa forma, a metodologia utilizada inspirou-se na pesquisa-ação, procurando vincular o conhecimento que a literatura proporciona com a ação no cotidiano, fazendo-os os sujeitos de a pesquisa refletir com/sobre os temas propostos, pesquisando as opiniões dos diferentes agentes formadores da Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves ligada ao Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. Definiram-se assim como sujeitos desta pesquisa: monitores, educandos, coordenadores pedagógicos e responsáveis pela área pedagógica das EFAs da rede MEPES. Compreendeu-se que estes sujeitos trariam as opiniões dos diferentes agentes formadores contribuindo de forma propositiva para verificação dos elementos vigentes do currículo trabalhado pela Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves. Constatou-se que a evolução do currículo da Escola Família Agrícola teve sempre como elemento referencial, sua relação direta com a realidade através dos Planos de Estudo e que, apesar de não submeter-se a lógica do sistema, o currículo da Escola Família sofreu modificações ao longo do tempo, impulsionado pela lógica da escolarização e pelas exigências legais de formalização da proposta pedagógica. Todavia, verificou-se também que o currículo da Escola Família Agrícola traz em seu contexto elementos de práxis emancipadora, dialógica, transformadora e aberta aos saberes dos contextos sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectPlano de formaçãopt_BR
dc.subjectSaberes e contradiçõespt_BR
dc.subjectEscola Família Agrícolapt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.titleCurrículo das Escolas Famílias: evolução e contradição entre o instituído e o instituintept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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