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http://hdl.handle.net/1843/57795
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria José Batista Pinto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4452355484066620 | pt_BR |
dc.creator | Luciana Chaves de Aguiar Pacheco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T15:38:24Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T15:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/57795 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em uma estratégia para a implementação da lei 10.639/03 na Educação Infantil por meio da literatura. A proposta realizou-se em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte com seis professoras e seis turmas de alunos com faixa etária de 03 a 05 anos de idade. O objetivo foi de sensibilizar os professores e alunos para uma maior aproximação e reconhecimento da diversidade sócio cultural existente em nossa sociedade, focando as relações étnico-raciais. Para isso realizamos um diagnóstico por meio de um questionário para conhecer as impressões das professoras sobre a questão étnico racial na escola. Seguimos a ação através de uma caixa literária composta por livros selecionados pelos alunos. Esta caixa visitou as seis turmas do turno da tarde da Escola e nestas visitas os alunos e professores foram convidados a explorar os livros e trabalhá-los de acordo com o contexto de cada grupo. Os alunos demonstraram interesse e curiosidade pelos livros e quiseram muitas vezes conhecer até mais de uma história e tiveram um momento para apreciação de todos eles em sala. Nas rodas de conversa disseram o que gostaram e o que não gostaram nos livros. Ao desenvolver a proposta de trabalho nas salas foi possível perceber grande receptividade por parte dos professores. O trabalho foi desenvolvido tendo como pressuposto a importância de iniciar a discussão da lei 10.639/03 na Educação Infantil. Contudo, o plano de ação se estendeu até novembro cuminando com a exposição no centro cultural da região Barreiro. Acredito que a criação do plano foi provocativa e expôs as várias formas de abordar o tema da lei 10.639/03 na Educação Infantil. Os alunos tiveram novas histórias a descobrir por meio de uma ação sistemática com a caixa contendo outros livros que expressam formas de entender e compreender as africanidades existentes em nosso país e fora dele. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Africanidade | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Trabalhando com as africanidades na educação infantil através da obra de Cândido Portinari e da literatura | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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