Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/57839
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O processo de construção da identidade racial de crianças por meio da Lei 10.639/03
Autor(es): Erika Rodrigues Mechetti
primer Tutor: Cláudia Elizabete dos Santos
Resumen: O presente plano de ação relata um recorte de ações pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar. O trabalho realizado com estudantes do ensino fundamental, na faixa etária de 09 a 10 anos de idade, através das práticas escolares desenvolvidas nas aulas de arte, teve o objetivo que os mesmos positivem a construção da identidade racial e ampliem o entendimento das várias manifestações culturais presentes em nosso país e que são oriundas de matrizes africanas e afro-brasileiras. Durante o desenvolvimento deste plano de ação ficou nítida a necessidade do desenvolvimento de propostas pedagógicas relacionadas à lei 10.639/03 dentro das escolas. E a arte vem com importante contribuição criando possibilidades em meio ao processo de criação, com cores, formas e imagens que retratam a diversidade. As ações pedagógicas relatadas neste plano de ação demonstram como pode ser possível trabalhar, nas aulas de arte, a desmistificação da questão estética hegemônica levando a criança a ter a chance de fazer inferências, refletir no seu aprendizado e construir sua própria identidade.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/57839
Fecha del documento: 9-abr-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O Processo De Construção Da Identidade Racial De Crianças Por Meio Da Lei 10639-03.pdf311.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons