Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/57862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pollyana Ruggio Tristão Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5690886207999871pt_BR
dc.creatorAna Sarah Soares de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T20:31:07Z-
dc.date.available2023-08-16T20:31:07Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/57862-
dc.description.abstractIntroduction: Low back pain, or low back pain, is considered a serious health problem worldwide. Due to its high incidence in the working age population, it is a cause of high rates of disability and absences from work, generating high costs for health systems and society. It is estimated that the Brazilian government spent a total of $ 71.4 million on pathologies related to the spine in 2018, with low back pain representing approximately 67% of these costs. Exercise therapy has been the most specific tool for the management of chronic low back pain, however, in addition to exercise therapy, clinical clinics advocate the use of patient education as an essential component in treatment. Objective: The objective of this review was to investigate the benefits of adding an educational program to treatment with exercise, in the pain and disability of adult individuals with chronic low back pain. Methodology: The present study is a literature review. A literature search was performed on the following electronic databases: PubMed, PEDro and SCielo. Being considered as eligible randomized controlled trials or pilot randomized controlled trials written in English, Portuguese and Spanish, that have been published in the last ten years. Results: The electronic search resulted in 258 articles, these 6 were included in this review after being aware of the criteria defined for this study. All of them have positive results regarding the adherence of an educational program to treatment with exercises in the management of chronic low back pain in adults. Conclusion: The evidence obtained that the addition of an educational program brings beneficial effects when associated with physical therapy treatment with exercises on the outcomes of pain and disability. However, the results are insipient about its long-term effects.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A dor lombar, ou lombalgia, é considerada um grave problema de saúde a nível mundial. Devido sua alta incidência na população em idade ativa, constitui-se como causa de altos índices de incapacidade e faltas no trabalho, gerando altos custos para os sistemas de saúde e para a sociedade. Estima-se que o governo brasileiro gastou um total de 71,4 milhões de dólares com patologias relacionadas à coluna no ano de 2018, sendo que a lombalgia representava aproximadamente 67% destes custos. A terapia com exercícios tem sido a ferramenta mais indicada para o manejo da dor lombar crônica, contudo, além da terapia de exercícios, as diretrizes clínicas recentes defendem a utilização da educação do paciente como componente essencial no tratamento. Objetivo: O Objetivo desta revisão foi investigar os benefícios da adição de um programa educacional a um tratamento com exercícios, na dor e incapacidade de indivíduos adultos com lombalgia crônica. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura. Uma busca na literatura foi realizada nas seguintes bases eletrônicas: PUBMed, PEDro e SCielo. Sendo considerados como elegíveis ensaios clínicos randomizados ou pilotos de ensaios clínicos randomizados escritos na língua inglesa, portuguesa e espanhola, que tenham sido publicados nos últimos dez anos. Resultado: A busca eletrônica resultou em 258 artigos, desses 6 foram incluídos nesta revisão após aplicados os critérios de inclusão definidos para este estudo. Todos eles encontraram resultados positivos em relação à adesão de um programa educacional à um tratamento com exercícios no manejo da dor lombar crônica em adultos. Conclusão: As evidências sugerem que a adição de um programa educacional traz efeitos benéficos quando associada a um tratamento fisioterapêutico com exercícios nos desfechos de dor e incapacidade. Entretanto, os resultados são insipientes no que diz respeito a seus efeitos a longo prazo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDor lombar crônicapt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherFisioterapiapt_BR
dc.subject.otherDor lombarpt_BR
dc.subject.otherDor crônicapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleBenefícios da educação associada à fisioterapia convencional na dor e função em indivíduos adultos com lombalgia crônica: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA SARAH SOARES DE OLIVEIRA - TCC - REPOSITÓRIO.pdf413.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.