Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58050
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês
Título(s) alternativo(s): Affordances of digital technologies for the development of oral skills in english
Autor(es): Ronaldo Corrêa Gomes Junior
Gabriela Santos Teixeira
Mayra Garcia da Silva
Cynthia Maria Aguilar Paulino
Resumen: O desenvolvimento das habilidades orais em língua estrangeira enfrenta muitas dificuldades no contexto educacional brasileiro, nas modalidades tanto presencial quanto a distância, o que indica uma demanda por maneiras efetivas de ensinar e aprender habilidades orais em inglês. Abordando uma perspectiva ecológica, esta pesquisa buscou investigar as affordances de tecnologias digitais para desenvolver as habilidades orais em língua inglesa por meio das percepções de estudantes de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais que usaram ferramentas e aplicativos da internet para realizar tarefas semanais de uma disciplina on-line. Para o grupo de aprendizes em questão, as tecnologias digitais interativas permitiram o planejamento e a (re)gravação de suas produções orais, assim como a prática da compreensão oral, possibilitando que eles identificassem seus erros e dificuldades.
Abstract: Both in face-to-face and distance learning, the development of oral skills in foreign languages faces many difficulties in the Brazilian educational context, which indicates a great demand for effective ways of teaching and learning oral English skills. From an ecological perspective, this study aimed at investigating the affordances of digital technologies for developing oral skills in English through the perceptions of Languages and Literature students of the Federal University of Minas Gerais that used internet tools and apps to do weekly assignments from an online course. For this group of learners, the digital interactive technologies allowed them not only to plan and (re)record their oral production, but also to practice the oral comprehension, being capable of identifying their mistakes and difficulties.
Asunto: Tecnologia educacional
Língua inglesa - Métodos de ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201812398
URI: http://hdl.handle.net/1843/58050
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbla/a/WFWh7H5pykw367XDvgVkhMs/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista brasileira de linguística aplicada
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês.pdf263.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.