Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58202
Type: Tese
Title: João do Vale e a invenção do nordeste: uma construção identitária regional na perspectiva de canções do ‘poeta do povo’
Authors: Francisco Adelino de Sousa Frazão
First Advisor: Eduardo Pires Rosse
First Referee: Alfrêdo Werney Lima Tôrres
Second Referee: Lúcia Pompeu de Freitas Campos
Third Referee: Jonatha Maximiniano do Carmo
metadata.dc.contributor.referee4: José Ricardo Jamal Júnior
Abstract: Esta pesquisa foi concebida com o objetivo de compreender as estratégias e elementos (poéticos, musicais, interpretativos) utilizados por João do Vale no processo de construção de um conjunto de ideias acerca do Nordeste brasileiro a partir da análise das versões das canções Minha história, Pisa na fulô, A voz do povo e Ouricuri (Segredos do sertanejo), presentes no álbum “O poeta do povo” (1965). De forma complementar, a pesquisa buscou refletir sobre como esse conjunto de ideias dialoga com as representações hegemônicas construídas em torno da região. Parto do pressuposto de que a organização dos espaços, assim como a sua criação imagético-discursiva e geográfica, depende da ação de determinados agentes de uma sociedade, não sendo resultado do acaso ou da ação da natureza. Dentre as personalidades que contribuíram para a “invenção do Nordeste”, como Euclides da Cunha, Gilberto Freyre, Djacyr Menezes, Luiz Gonzaga, encontramos também João do Vale: um cancionista maranhense que desenvolveu uma forma peculiar de compor canções, em um feitio capaz de estabelecer conexões entre os gêneros das chamadas música nordestina, MPB, samba, bossa nova e canção engajada, algo inédito na cena musical e fonográfica brasileira de sua época. Em suma, este trabalho se propôs a refletir acerca da trajetória de João do Vale, desenvolver uma análise do álbum “O poeta do povo” (1965), discutir sobre a ideia de “invenção do Nordeste”, analisar quatro canções de João do Vale na busca por compreender como o cancionista constrói a sua visão de Nordeste e, por fim, comparar a perspectiva do compositor com o ideário dominante criado acerca da região. Ao examinar som, letra e gesto de forma integrada, percebe-se que os sentidos das obras do cancionista, mesmo nas canções voltadas para feitios diferentes da música considerada “nordestina”, evidenciam marcas de uma oralidade e de uma sonoridade peculiar. A metodologia de análise adotada teve como base a abordagem interdisciplinar a partir da qual a canção é examinada como um evento dinâmico, que leva em consideração a integridade orgânica da letra, dos aspectos sonoros e interpretativos da obra, dentro de um determinado contexto histórico, social e cultural. Após as análises, observou-se que as canções de João do Vale não se basearam em nenhuma representação estereotipada, calamitosa, negativa, nostálgica ou revoltada de Nordeste. Através de suas obras, o compositor elabora uma perspectiva plural e multifacetada da região, criando e/ou dando espaço e voz para uma variedade de tipos nordestinos possíveis.
Abstract: This research was designed with the aim of understanding the strategies and elements (poetic, musical, interpretative) employed by João do Vale in the process of constructing a set of ideas about the “Nordeste brasileiro” through the analysis of the versions of the songs Minha história, Pisa na fulô, A voz do povo and Ouricuri (Segredos do sertanejo), present in the album “O poeta do povo” (1965). Additionally, the research sought to reflect on how this set of ideas interacts with the hegemonic representations built around the region. I start from the assumption that the organization of spaces, as well as their imagery-discursive and geographic creation, depends on the action of certain agents of a society, not being the result of chance or the action of nature. Among the personalities who contributed to the “invenção do Nordeste”, such as Euclides da Cunha, Gilberto Freyre, Djacyr Menezes, and Luiz Gonzaga, we also find João do Vale: a songwriter from Maranhão who developed a peculiar way of composing songs, capable of establishing connections between the genres of so-called “música nordestina”, MPB, samba, bossa nova, and politically engaged songs - something unprecedented in the Brazilian musical and phonographic scene of his time. In summary, this work aimed to reflect on João do Vale's trajectory, develop an analysis of the album “O poeta do povo” (1965), discuss the idea of the “invenção do Nordeste”, analyze four songs by João do Vale to understand how the songwriter constructs his vision of the “Nordeste”, and finally, compare the composer's perspective with the dominant ideology created about the region. By examining sound, lyrics, and performance in an integrated manner, it is evident that the meanings of the songwriter's works, even in songs aimed at different styles than the considered “música nordestina”, exhibit marks of an oral and peculiar sonority. The adopted methodology for analysis was based on an interdisciplinary approach in which the song is examined as a dynamic event, taking into account the organic integrity of the lyrics, sound aspects, and interpretive works within a specific historical, social, and cultural context. After the analysis, it was observed that João do Vale's songs were not based on any stereotypical, calamitous, negative, nostalgic, or rebellious representation of the “Nordeste”. Through his works, the composer elaborates a plural and multifaceted perspective of the region, creating and/or giving space and voice to a variety of possible “nordestinos” types.
Subject: Música popular - Brasil, Nordeste
Vale, João do, 1934-1996
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58202
Issue Date: 6-Jul-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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