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http://hdl.handle.net/1843/58240
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Guilherme Menezes Lage | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7291980478992375 | pt_BR |
dc.creator | Cilmara Cristina Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T14:44:52Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T14:44:52Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58240 | - |
dc.description.resumo | O Fenômeno transferência bilateral se refere a influencia da transferência de aprendizagem relacionada á aprendizagem da mesma tarefa, porém com diferentes membros. Este assunto já bem documentado, demonstra nossa capacidade de aprender uma determinada habilidade com mais facilidade usando uma das mãos ou um dos pés, após termos aprendido a habilidade com a mão ou pé oposto. Esta revisão integrativa teve como objetivo investigar a melhor direção da transferência bilateral, pois o conhecimento sobre a direção ser simétrica ou assimétrica, possibilita conhecer o papel da especialização hemisférica no controle do movimento. Foi realizada uma busca nacional e internacional de artigos nas bases de dados Pubmed, Lilacs e Scielo com a utilização de descritores e palavras, na qual foi encontrada uma população de 122 artigos, sendo que 5 artigos compuseram a amostra. Foram analisadas variáveis relacionadas às publicações e à variável de interesse: A direção da transferência bilateral na aprendizagem motora. Os resultados mostraram que em todos os artigos investigados houve transferência de aprendizagem de um membro para o membro contralateral, porém sobre a melhor direção da transferência existe a ocorrência de especificidades relacionadas ao tipo de efetor, característica do sujeito e até mesmo execução da tarefa. Conclui-se que não existe padrão único para melhor direção da transferência, portanto, faz-se necessário novos estudos no sentido de obter mais informações sobre o fenômeno transferência bilateral e sua aplicação envolvendo idade, sexo, complexidade da tarefa e uso de membros inferiores, cujo material disponível é limitado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Transferência de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Habilidade motora | pt_BR |
dc.subject | Transferência bilateral de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A direção da transferência bilateral na aprendizagem motora | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia |
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