Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58440
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de mediação do texto literário: contribuições para o processo de inclusão de uma criança com baixa visão numa EMEI de Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): Literary text mediation practices: contributions to the inclusion process of a child with low vision in an EMEI in Belo Horizonte
Autor(es): Rodrigo Aparecido Estevão
Primeiro Orientador: Celia Abicalil Belmiro
Segundo Orientador: Josiley Francisco de Souza
Primeiro membro da banca : Norma Barbosa de Lima Fonseca
Segundo membro da banca: Guilherme Trielli Ribeiro
Resumo: Esta pesquisa descreve e analisa as práticas de mediação do texto literário entre professores e crianças videntes e com baixa visão em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva propõe uma educação para todos, num único espaço, independentemente de a pessoa ter deficiência ou não, voltada à igualdade de oportunidades e à equidade na oferta de recursos e estratégias para o acesso ao conhecimento formal. Vale ressaltar a importância de um processo de escolarização para além do direito à matrícula, assegurando às crianças com deficiência acessibilidade às atividades propostas e promovendo a participação, interação e aprendizagem no ambiente escolar, bem como o respeito à diferença e valorização à diversidade humana para o exercício da empatia e cidadania na sociedade, aliando discurso e prática. Para tal, a linguagem literária enquanto expressão da criação artística humana pode contribuir para a ampliação de experiência de mundo e concretização desses direitos, desde que haja o uso adequado da literatura nos espaços escolares pelos mediadores e, assim, resulte no desenvolvimento dos aspectos estéticos e éticos presentes nas relações entre os sujeitos e o texto literário, o senso de pertencimento e construção da identidade dessas crianças. A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as práticas de mediação do texto literário com crianças videntes e com baixa visão no ambiente escolar. Além disso, pretende-se refletir acerca da prática leitora no processo de letramento e letramento literário; entender como a criança com restrição visual se relaciona com a leitura realizada pelos mediadores de leitura literária; analisar os recursos e estratégias de acessibilidade utilizados nas atividades, assim como identificar os limites e avanços no processo de letramento por meio da literatura infantil. Nesse sentido, o embasamento conceitual acerca de alguns termos para a elaboração mais abrangente deste estudo, como: culturas da infância, oralidade, letramento como prática social, letramento literário, literatura, mediação de leitura, processo de inclusão no contexto escolar, a relação entre literatura infantil-deficiência-recursos e estratégias de acessibilidade à criança com deficiência visual, como a tradução intersemiótica e a tecnologia assistiva, foi de suma relevância. Essa construção teórica contou com uma proposta interdisciplinar, já que considera estudos entre Educação (BELMIRO, 2008; SOUZA, 2010; SOARES, 1998, 1999; PAULINO, 2014; COSSON, 2011; GALVÃO; BATISTA, 2006; STREET, 2012, 2014; SARMENTO, 2004); Literatura (ZUMTHOR, 1993, 2010; ONG, 1982; HAVELOCK, 1995, 1996; VELASCO, 2018; AMARILHA, 2010; YUNES, 2012, 2015; REYES, 2012; CÂNDIDO, 2004; BERNARDO, 2005); Deficiência e Inclusão Escolar (MAZZOTTA, 2011; BERSCH, 2006; DINIZ, 2007; SÁ; CAMPOS; SILVA, 2007; SASSAKI, 1998, 2010; MANTOAN, 2007, 2013) e Tradução Intersemiótica (DINIZ, 1994; TEIXEIRA, 2018; MOTTA; ROMEU FILHO, 2010). Por conseguinte, propõe-se utilizar como metodologia uma abordagem qualitativa, com diferentes procedimentos e instrumentos na coleta de dados: diário de campo, entrevistas semiestruturadas, análise de documentos escolares e oficiais. Os resultados dessa pesquisa mostraram que os profissionais da educação (professoras, coordenadora e direção) da escola, em certa medida, apresentam engajamento com a perspectiva de literatura como Arte na Educação Infantil. Quanto às práticas literárias específicas com criança com Deficiência Visual, esse estudo evidenciou sensibilização e conscientização por parte dessas profissionais, no entanto, considera-se a necessidade de formação continuada para o aprofundamento sobre conceitos, recursos e estratégias para a oferta de uma literatura acessível e inclusiva às crianças com esse tipo de deficiência.
Abstract: This research describes and analyzes the practices of mediation of the literary text between teachers and sighted children and low vision children in a Municipal School of Early Childhood Education (EMEI), in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. The Special Education from the perspective of inclusive education proposes an education for all, in a single space, regardless of whether the person has a disability or not. It is aimed at equal opportunities and equity in the provision of resources and strategies for accessing formal knowledge. It is worth emphasizing the importance of a schooling process that goes beyond the right to enrollment, ensuring accessibility to proposed activities in the school for children with disabilities and promoting participation, interaction and learning for them in the school environment, as well as promoting respect for differences and appreciation of human diversity for the exercise of empathy and citizenship in society, thus combining discourse and practice. To this end, literary language as an expression of human artistic creation can contribute to the expansion of world experience and the realization of the children’s rights, since that there is adequate use of literature in school spaces by mediators and, resulting, thus, in the development of aesthetics and ethics aspects present in the relationships between the subjects and the literary text, and also resulting in the sense of belonging and construction of the identity of these children. The general objective of the present research is to understand the practices of mediation of the literary text with sighted and low vision children in the school environment. Furthermore, we intend to reflect on the reading practice in the process of literacy and literary literacy; to understand how the visually impaired child relates to the reading performed by literary reading mediators; to analyze the accessibility resources and strategies used in the activities, as well as identify the limits and advances in the literacy process through children's literature. In this sense, the establishment of conceptual basis of some terms were of paramount importance for a better elaboration of this study, such as: childhood cultures, orality, literacy as a social practice, literary literacy, literature, reading mediation, inclusion process in the school context, the relationship between child literature, disability, resources and accessibility strategies for visually impaired children, such as intersemiotic translation and assistive technology. This theoretical construction had an interdisciplinary proposal, since it considers studies between Education (BELMIRO, 2008; SOUZA, 2010; SOARES, 1998, 1999; PAULINO, 2014; COSSON, 2011; GALVÃO; BATISTA, 2006; STREET, 2012, 2014; SARMENTO, 2004); Literature (ZUMTHOR, 1993, 2010; ONG, 1982; HAVELOCK, 1995, 1996; VELASCO, 2018; AMARILHA, 2010; YUNES, 2012, 2015; REYES, 2012; CÂNDIDO, 2004; BERNARDO, 2005); Disability and School Inclusion (MAZZOTTA, 2011; BERSCH, 2006; DINIZ, 2007; SÁ; CAMPOS; SILVA, 2007; SASSAKI, 1998, 2010; MANTOAN, 2007, 2013) and Intersemiotic Translation (DINIZ, 1994; TEIXEIRA, 2018; MOTTA; ROMEU FILHO, 2010). Therefore, we propose as methodology the use of qualitative approach with different procedures and instruments for data collection, such as: field diary, semi-structured interviews, analysis of school and official documents. The results of this research showed that the education professionals (teachers, coordinator, and direction) of the school, to a certain extent, are engaged with the perspective of literature as Art in Early Childhood Education. As for specific literary practices with children with Visual Impairment, this study showed awareness and sensitization on the part of these professionals, however, it is considered the need for continuing education for them to deepen the concepts, resources, and strategies for offering an accessible and inclusive literature for children with this type of disability.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58440
Data do documento: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo_A_Estevão_dissertação_versão_final com a ficha catalográfica.pdf3.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons