Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58459
Type: Dissertação
Title: Professores-mediadores: contribuições da educação museal na formação e na prática docente
Authors: Wellington Luiz Silva
First Advisor: Bernardo Jefferson de Oliveira
Abstract: Mediadores de diversos museus são estudantes universitários provenientes de vários cursos, muitos deles oriundos das licenciaturas, que passam a ter contato com uma experiência educativa nova e que costuma ter um peso importante em sua formação. Estes licenciandos levam sua vivência de educação museal para sua formação e para suas atividades docentes quando, mais tarde, lecionam em escolas da educação básica. Mas o que esta experiência de educação museal contribui com a prática docente? Esta é a indagação desta pesquisa, que focaliza a experiência de ex-alunos de licenciatura que atuaram como mediadores no Espaço do Conhecimento UFMG e que atualmente são professores da educação básica. Assim, esse estudo tem o intuito de compreender quais são as contribuições da sua vivência anterior em um espaço de educação museal para o seu cotidiano em uma escola. A hipótese do trabalho é que a experiência com educação museal é enriquecedora e merece ser garimpada e compartilhada. Por intermédio de questionário e de depoimentos coletados com esses egressos, buscou- se identificar abordagens e estratégias didáticas que teriam advindo dessas experiências e que esses sujeitos consideraram especialmente valorosas. Como produto desta pesquisa, foram desenvolvidas duas videoaulas sobre experiências e desafios da relação de museus com escolas que servem como recurso educativo para cursos de licenciatura e de formação continuada.
Abstract: Mediators of several museums are university students from various courses in a new and important educational experience for their training. These undergraduates take this experience into their training and posterior teaching activities when, later on, they teach in basic education schools. But, what does this museum education experience contribute to teaching practice? This is the question of this research, which focuses on the experience of former undergraduate students who worked as mediators at the Espaço do Conhecimento UFMG and who are currently teachers in basic education, so that understand what are the contributions of their previous experiences in a museum education space for their daily lives in a school. The hypothesis of this work is that the experience with museum education is enriching and deserves to be collected and shared. Through a questionnaire and interviews with these samples, we search for identify didactic approaches and strategies that would have come from these experiences and that these individuals consider especially valuable.As a result of this research, two videos were developed about experiences and challenges in the relationship between museums and schools, which serve as an educational resource for undergraduate and continuing education courses.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58459
Issue Date: 13-Feb-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.