Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58642
Tipo: Tese
Título: Liberalismo político, feminismo e justiça familiar
Autor(es): Rafaela Fernandes Leite
Primeiro Orientador: Leandro Martins Zanitelli
Primeiro membro da banca : San Romanelli Assumpção
Segundo membro da banca: Julia Sichieri Moura
Terceiro membro da banca: Ana Claudia Lopes Silveira
Quarto membro da banca: David Francisco Lopes Gomes
Resumo: Esta tese questiona a possibilidade de o feminismo perceber a justiça como equidade, de John Rawls, como congruente com os valores da concepção feminista de bem. Será defendida a visão de congruência entre o feminismo e o liberalismo político, argumentando que a remoção da especialização de gênero e o apoio ao cuidado como um bem socialmente necessário são providências cruciais para estabilizar a justiça. A relevância deste trabalho reside no interesse em encontrar uma associação coerente entre o liberalismo e o feminismo, assim como em articular e responder a possíveis divergências entre essas tradições. Se uma sociedade bem- ordenada pelos princípios de uma concepção de justiça liberal pode promover o igualitarismo de gênero e ser estável ao longo do tempo, então o feminismo também tem uma razão para perseguir essa sociedade. Ao abordar as questões de gênero, a tese busca estabelecer uma base pública de justificação para as intervenções igualitárias de gênero, em conformidade com as diretrizes da razão pública. Por meio dessa análise, busca-se conectar a teoria normativa às questões políticas contemporâneas e fornecer uma visão de uma sociedade ideal na qual os efeitos do gênero sejam neutralizados o máximo possível.
Abstract: This thesis questions the possibility of feminism perceiving John Rawls' theory of justice as fairness as congruent with the values of the feminist conception of the good. The view of congruence between feminism and political liberalism will be defended, arguing that the removal of gender specialization and the support for care as a socially necessary good are crucial measures to stabilize justice. The relevance of this work lies in the interest to find a coherent association between liberalism and feminism, as well as in articulating and responding to possible divergences between these traditions. If a well-ordered society based on the principles of a liberal conception of justice can promote gender equality and be stable over time, then feminism also has a reason to pursue such a society. By addressing gender issues, the thesis seeks to establish a public justification for gender egalitarian interventions, in accordance with the guidelines of public reason. Through this analysis, it aims to connect normative theory to contemporary political issues and provide a vision of an ideal society in which the effects of gender are neutralized as much as possible.
Assunto: Direito
Feminismo
Liberalismo
Equidade (Direito)
Justiça
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Direito
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/58642
Data do documento: 11-Jul-2023
Término do Embargo: 11-Jul-2025
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELA-DEPOSITO.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.