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http://hdl.handle.net/1843/59049
Tipo: | Tese |
Título: | A literatura como traição: transgressões de cenas bíblicas |
Autor(es): | Késia Rodrigues de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Julio Cesar Jeha |
Primeiro membro da banca : | Helena Etelvina de Lemos Carvalhão Buescu |
Segundo membro da banca: | Silvana Maria Pessôa de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Delzi Alves Laranjeira |
Quarto membro da banca: | Osmar Pereira Oliva |
Quinto membro da banca: | Georg Otte |
Resumo: | Nesta tese, investiga-se como a traição, a transgressão e a subversão se apresentam em contos de Jorge Luis Borges, Moacyr Scliar e Deana Barroqueiro que têm, por mote, a reescrita, às avessas, da história dos grandes líderes bíblicos Abraão, Moisés e Davi e dos insidiosos Caim, Esaú e Judas. A releitura das cenas bíblicas protagonizadas por esses personagens na ficção aponta, neste estudo, uma forma de entender a literatura como traição. Esse entendimento está intimamente ligado às noções de reescrita, memória, apropriação e desapropriação, desenvolvidas, respectivamente, por Antoine Compagnon, Umberto Eco, Michel Schneider, Ricardo Piglia e Harold Bloom. A partir desses conceitos, procurou-se apresentar, ainda, uma discussão sobre como essas narrativas remetem a uma profanação do sagrado, no sentido de que elas deixam em segundo plano o caráter sacro das Escrituras, trazendo à luz aspectos humanos das histórias e, com isso, apontam para as múltiplas possibilidades de interpretações da Bíblia e para a produção de novos textos. |
Abstract: | This thesis investigates how betrayal, transgression, and subversion are presented in short stories by Jorge Luis Borges, Moacyr Scliar, and Deana Barroqueiro, the motif of which is the reverse rewriting of the histories of the great biblical leaders Abraham, Moses, and David, as well as the deceitful Cain, Esau, and Judas. The revisiting of the biblical scenes in which these characters appear constitutes a way of understanding literature as betrayal. This interpretation is closely linked to the notions of rewriting, memory, appropriation, and disappropriation developed by Antoine Compagnon, Umberto Eco, Michel Schneider, Ricardo Piglia, and Harold Bloom. Based on these concepts, this study also discusses how these narratives refer to a profanation of the sacred, in the sense that they put aside the sacred character of the Scriptures, bringing to light human aspects of stories and thus pointing to the multiple possibilities of interpretations of the Bible and for the production of new texts. |
Assunto: | Abraão (Patriarca hebreu) Moisés (Legislador de Israel) Davi, Rei de Israel Caim (Personagem bíblico) Esaú (Personagem bíblico) Judas Iscariotes (Personagem bíblico) Borges, Jorge Luís, 1899-1986. – Crítica e interpretação Scliar, Moacyr, 1937-2011. – Crítica e interpretação Barroqueiro, Deana, 1945- – Crítica e interpretação Ficção argentina – História e crítica Ficção brasileira – História e crítica Ficção portuguesa – História e crítica Personagens e características Religião na literatura Traição |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59049 |
Data do documento: | 9-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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