Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59134
Type: Artigo de Evento
Title: Produção acadêmica sobre leitura e escrita na educação infantil no período de 1973 a 2013: algumas reflexões
Other Titles: Academic production on reading and writing in early childhood education from 1973 to 2013: some reflections
Authors: Vanessa Ferraz Almeida Neves
Patrícia Corsino
Abstract: O objetivo foi organizar revisão bibliográfica sobre leitura e escrita na Educação Infantil, entre 1973 e 2013. Utilizaram-se bases de dados nacionais que continham teses, dissertações, periódicos especializados e trabalhos apresentados nos Grupos de Trabalho 07 e 10 da ANPEd. Ao se cruzarem termos gerais com termos específicos, foram recuperados 392 documentos (211 dissertações de mestrado, 71 teses de doutorado, 1 tese de livre docência, 61 artigos e 48 trabalhos apresentados na ANPEd). Os documentos foram agrupados em três interstícios: 1973-1989; 1990-1999 e 2000-2013. Observou-se um crescimento entre os interstícios, em todos os tipos de publicação, exceto no caso da ANPEd cuja quantidade, entre o segundo e terceiro interstícios, permaneceu inalterada. A análise dos dados considerou a tardia digitalização das informações, o período de expansão da pós-graduação no Brasil e a constituição da Educação Infantil como objeto de investigação. Uma das conclusões que perpassa os três interstícios é a distância entre o número de dissertações e teses apresentadas e a quantidade de artigos publicados, bem como de trabalhos apresentados nos GTs 07 e 10 da ANEPd, indicando pouca divulgação dos resultados das pesquisas.
Abstract: The objective was to organize a bibliographical review on reading and writing in Early Childhood Education, between 1973 and 2013. National databases were used that contained theses, dissertations, specialized journals and works presented in Working Groups 07 and 10 of ANPEd. By crossing general terms with specific terms, 392 documents were recovered (211 master's theses, 71 doctoral theses, 1 free teaching thesis, 61 articles and 48 works presented at ANPEd). The documents were grouped into three interstices: 1973-1989; 1990-1999 and 2000-2013. Growth was observed between the interstices, in all types of publication, except in the case of ANPEd, whose quantity, between the second and third interstices, remained unchanged. Data analysis considered the late digitalization of information, the period of expansion of postgraduate studies in Brazil and the establishment of Early Childhood Education as an object of investigation. One of the conclusions that permeates the three interstices is the distance between the number of dissertations and theses presented and the number of articles published, as well as works presented in GTs 07 and 10 of ANEPd, indicating little dissemination of research results.
Subject: Alfabetização
Leitura
Educação infantil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59134
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://anais.anped.org.br/p/38reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=22
metadata.dc.relation.ispartof: Reunião Nacional da ANPEd
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.