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http://hdl.handle.net/1843/59301
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Gilmara Santos Mariosa | pt_BR |
dc.creator | Claudia Andréa Mayorga Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T20:25:46Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T20:25:46Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.volume | 5 | pt_BR |
dc.citation.issue | 9 | pt_BR |
dc.citation.spage | 98 | pt_BR |
dc.citation.epage | 118 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-0238 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/59301 | - |
dc.description.abstract | This article discusses candomblé as a space in which the experiences of black women occupy a differentiated place in the priestly hierarchy and how these women experience feminist perspectives and practices in their daily lives. A discussion is also held about how white feminism referred to women in a universalistic fashion; as intersexual feminism has enabled black women to have their idiosyncrasies problematized, and as in candomblé, the yalorixás, who are leaders in the terreiros, manifest in their daily behaviors that are related to feminist theories. The black priestesses of candomblé manifested behaviors of autonomy, independence and protagonism. These women have developed in Brazil, since the founding of candomblé, in the late nineteenth century, a history of conquest and confrontation with machismo and racism, being pioneers of a black feminism in their daily practices. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta estudo sobre as formas como as experiências de mulheres negras que ocupam lugar diferenciado na hierarquia sacerdotal do candomblé são abordadas e retratadas nos estudos acadêmicos feministas. Foram analisados os dados levantados na bibliografia. A partir da pesquisa foi possível identificar que o feminismo branco se referia às mulheres de forma universalista; que o feminismo intersecional possibilitou às mulheres negras terem suas idiossincrasias problematizadas e que no candomblé, as yalorixás, que são lideranças nos terreiros, manifestam no seu cotidiano comportamentos que podem ser compreendidos como relacionados às perspectivas feministas. Concluímos que as sacerdotisas negras do candomblé, manifestavam comportamentos de autonomia, independência, protagonismo e empoderamento. Essas mulheres desenvolveram no Brasil, desde que fundaram o candomblé, no final do século XIX, uma história de conquistas e enfrentamentos ao machismo e ao racismo, sendo pioneiras de um feminismo negro nas suas práticas cotidianas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Escrita da História | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Yalorixás | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject.other | Negras | pt_BR |
dc.subject.other | Mães-de-santo | pt_BR |
dc.subject.other | Candomblé | pt_BR |
dc.subject.other | Feminismo | pt_BR |
dc.title | Mulheres de tabuleiro/mulheres de terreiro: trajetórias de mulheres negras | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.escritadahistoria.com/index.php/reh/article/view/136 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6751-1978 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1728-0726 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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