Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59438
Tipo: Tese
Título: Performance musical cantada para Surdos: interpretando a canção de câmara brasileira
Autor(es): Andréa Peliccioni Sobreiro
Primeiro Orientador: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Primeiro Coorientador: Cecília Nazaré de Lima
Primeiro membro da banca : Patrícia Chaves Cardoso Pereira
Segundo membro da banca: Diego de Almeida Pereira
Terceiro membro da banca: Michelle Andréa Murta
Quarto membro da banca: Mauro Camilo de Chantal Santos
Resumo: Esta pesquisa aborda a criação de uma performance musical cantada e sinalizada em Libras, voltada para um público heterogêneo, formado por Surdos e ouvintes, com especial atenção à fruição pelo público Surdo, frequentemente distante dos espaços de apreciação da música. Buscamos encontrar meios que pudessem contribuir e oferecer a este público-alvo uma experiência artística, estética e sensorial, percebida de maneira mais ampla e efetiva. Consideramos, nesta proposta de performance musical, a realização pela figura do denominado “Cantorsinalizante”, acreditando que este poderia proporcionar maior aproximação entre o performer, o público e a obra, ampliando as possibilidades semânticas e sensoriais dos elementos musicais e textuais da canção. Como corpus desta pesquisa foram selecionadas, para performance, quatro (4) canções do compositor mineiro Edmundo Villani-Côrtes, sendo elas: Valsinha de roda (1979), Papagaio azul (1999), Pai Nosso (2001) e Rosa Amarela (2022). A partir das narrativas do compositor, as canções foram traduzidas, recriadas e reinterpretadas na performance musical, levando à criação das denominadas “Canções de ver”. O desenvolvimento desta proposta teve como fundamentação teórica os princípios da semiologia, com ênfase na teoria tripartite de Jan Molino desenvolvida por Jean Jacques Nattiez, avançando até as teorias da Intermidialidade, fundamentadas em estudos de Irina Rajewsky, Thierry Groensteen, Lars Elleström e Linda Hutcheon. Também os conceitos de narratividade e narrativa musical, abordadas por Tarasti e John Rink, contribuíram para a criação das performances. Para seleção do grupo focal desta pesquisa, utilizamos, inicialmente, um formulário do Google e em seguida um vídeo convite. Por estes meios, foi possível estabelecer a quantidade de 30 participantes Surdos, que avaliaram a proposta de performance. Os dados obtidos apontaram para a necessidade de estudos mais aprofundados sobre a utilização da Língua de sinais no contexto da música de concerto, em especial, da performance musical cantada. Destes resultados, pôde-se verificar também que a performance musical cantada que utiliza a Língua de sinais ainda é pouco difundida no Brasil, o que por sua vez, gera certo estranhamento em parte do público-alvo desta pesquisa. No contexto desta tese, o desafio de se realizar uma pesquisa que inclua a Língua de sinais na performance musical cantada, sobretudo, na pesquisa em música, foi acolhido de forma bastante satisfatória: por um lado, pela possibilidade de se tornar a primeira pesquisa sobre a temática realizada no Brasil; e por outro lado, porque a utilização da Língua de sinais no contexto da música de concerto pode contribuir para uma nova perspectiva de percepção e recepção do gênero canção. Pretendeu-se com esta proposta contribuir para uma performance musical cantada diferenciada e nova, amplamente acessível, interdisciplinar e multimidiática. Pode-se afirmar que este tipo de performance proposta é inédita no Brasil, em especial, no universo da música de concerto.
Abstract: This research addresses the creation of a sung and sign language musical performance in Brazilian Sign Language (Libras), intended for a heterogeneous audience composed of Deaf and hearing individuals, with special attention to the enjoyment of the Deaf audience, often distant from music appreciation spaces. We sought to find means that could contribute to and offer this target audience a broader and more effective artistic, aesthetic, and sensory experience. In this proposal for a musical performance, we considered the realization by the figure known as the “Cantorsinalizante”, believing that this could foster closer connections between the performer, the audience, and the work, expanding the semantic and sensory possibilities of the musical and textual elements of the songs. As the corpus of this research, four art songs by the Brazilian composer Edmundo Villani-Côrtes were selected for performance: Valsinha de roda (1979), Papagaio azul (1999), Pai Nosso (2001), and Rosa Amarela (2022). Based on the composer's narratives, the songs were translated, recreated, and reinterpreted in the musical performance, leading to the creation of the so-called “Canções de Ver”. The theoretical foundation for the development of this proposal included principles of semiology, with an emphasis on Jan Molino's tripartite theory developed by Jean Jacques Nattiez, advancing to Intermediality theories based on studies by Irina Rajewsky, Thierry Groensteen, Lars Elleström, and Linda Hutcheon. Additionally, concepts of narrativity and musical narrative, as discussed by Tarasti and John Rink, contributed to the creation of the performances. To select the focus group for this research, we initially used a Google form and then a video invitation. Through these means, we were able to establish a group of 30 Deaf participants who evaluated the performance proposal. The data obtained pointed to the need for further in-depth studies on the use of sign language in the context of concert music, especially in sung musical performances. From these results, it was also evident that sung musical performances using sign language are still not widely known in Brazil, which in turn generates some discomfort among part of the target audience of this research. In the context of this thesis, the challenge of conducting research that includes sign language in sung musical performance, particularly in music research, was received quite satisfactorily. On one hand, it presents the possibility of becoming the first research on the topic conducted in Brazil, and on the other hand, the use of sign language in the context of concert music can contribute to a new perspective on the perception and reception of the song genre. With this proposal, we aimed to contribute to a differentiated and innovative sung musical performance that is widely accessible, interdisciplinary, and multimedia. It can be affirmed that this type of proposed performance is unprecedented in Brazil, especially in the realm of concert music.
Assunto: Deficientes auditivos
Performance musical
Surdos
Prática interpretativa (Música)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/59438
Data do documento: 22-Set-2023
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOBREIRO, A. P. Performance musical cantada para Surdos_interpretando a canção de câmara brasileira- pdfA_.pdfTese13.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons