Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59889
Type: Artigo de Periódico
Title: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): Tendências da Produção Científica Brasileira (2004-2018)
Other Titles: Brazilian National Exam on Students’ Performance (Enade): Thematic tendencies of Brazilian scientific production (2004-2019)
Examen Nacional de Desempeño Estudiantil (Enade): Tendencias de la producción científica brasileña (2004-2018)
Authors: Alex de Oliveira Fernandes
Suzana Dos Santos Gomes
Abstract: O presente artigo é resultado de uma pesquisa que investiga o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com o intuito de apreender os conhecimentos legitimados pela avaliação e as implicações pedagógicas do exame na definição de qualidade. Nesse trabalho, destacam-se o mapeamento e análise das tendências temáticas da produção científica brasileira em torno do Enade, referente ao período de 2004 a 2018 em teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Quanto à metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental de abordagem quantitativa e qualitativa. Na sistematização da produção sobre o Enade, priorizou-se as seguintes categorias: área do conhecimento, cronologia da produção científica, procedência institucional, distribuição regional, eixos e tendências temáticas. O estudo evidencia que as avaliações estão impondo um modelo de formação profissional, induzindo uma pedagogia pautada nas competências e um currículo ajustado às demandas da economia. Observa-se ainda, um movimento de mudança na Educação Superior, nos últimos anos, impulsionado pelas políticas de avaliação, mais especificamente o Enade, que se configura como um exame estratégico na instauração de uma ordem político-pedagógica nas instituições de Educação Superior.
Abstract: This paper results from a research that investigates the Brazilian National Exam on Students’ Performance (Enade), with the goal of understanding the knowledge legitimated by the implicit definition of pedagogical quality in the Enade. In this study, we mapped and analyzed the thematic tendencies of the Brazilian scientific production around Enade, from 2004 to 2018, within doctorate thesis and master’s dissertations available at the database from Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes). Regarding the methodology, we chose a literature review and documentary research of quantitative and qualitative nature. For the systematization of the production about Enade, we prioritized the following categories: knowledge area, chronology of scientific production, institutional provenance, regional distribution, thematic axis and tendencies. The study reveals that the evaluations impose a model for professional training and initiate a pedagogy guided on the competencies and a curriculum fitted to the demands of economy. In the last years, we also observed a change within higher education propelled by the evaluation policies, and more specifically Enade, which became a key strategy for the institutionalization of a political-pedagogic order.
Subject: Educação Superior
Educação e Estado - Avaliação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14507/epaa.30.6547
URI: http://hdl.handle.net/1843/59889
Issue Date: 15-Mar-2022
metadata.dc.url.externa: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6547
metadata.dc.relation.ispartof: Arquivos Analíticos de Políticas Educativas
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