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dc.creatorVerônica Lameirapt_BR
dc.creatorAndré Braz Golgherpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T18:39:32Z-
dc.date.available2023-10-24T18:39:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume28pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage27pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20947/S0102-3098a0140pt_BR
dc.identifier.issn1980-5519pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59949-
dc.description.abstractThe aim of the study is to understand the profile of commuters, considering the heterogeneity of this type of displacement, which is associated with socioeconomic inequalities in urban centers. Thus, the analysis begins with the characterization of the RMSP, dividing it in contiguous homogenous groups of municipalities using the Minimum Generating Tree. The municipalities were classified in five homogenous and contiguous groups. The basis of the paper is the hypothesis that there are differences in commuting dynamics according to a socioeconomic segregation of the metropolitan space. Then, logistic models compared commuters from non-commuters in each of these groups. These two groups of individuals differed in several features. In order to identify specificities of the flows from each homogenous group, multinomial logistic models were used to determine different commuting profiles depending on the commuter’s destiny, and results were associated with the existence of socioeconomic spatial inequalities in the São Paulo metropolis. Public policies focused on urban mobility in Greater São Paulo should not only consider the specificities of the territory, but also aspects related to schooling attainment, women’s participation in the labor market and family arrangements.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do estudo é compreender o perfil dos trabalhadores pendulares, considerando a heterogeneidade desse tipo de deslocamento, que é associado às desigualdades socioeconômicas do tecido urbano. Assim, inicia-se a análise com a caracterização do espaço urbano da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), elencando grupos homogêneos contíguos de municípios a partir do uso da Árvore Geradora Mínima (AGM). Os municípios foram classificados em cinco grupos homogêneos contíguos. Parte-se da hipótese de que existam diferenças na dinâmica dos movimentos pendulares segundo uma divisão socioeconômica do espaço metropolitano. Em seguida, foram comparados pendurares e não pendulares em cada um dos grupos homogêneos a partir de modelos logísticos binários. Observou-se que os primeiros diferiam dos últimos em diversos aspectos. De forma a identificar especificidades dos fluxos pendulares segundo esses grupos, foram estimados modelos logísticos multinomiais e notou-se que diferenças nos perfis de pendulares entre os diferentes grupos homogêneos, dependendo do destino desses, revelam traços das desigualdades econômicas e sociais existentes na RMSP. Conclui-se que políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana devem considerar as especificidades do território, bem como os aspectos relacionados à escolaridade da população residente, à participação da mulher no mercado de trabalho e aos arranjos familiares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos de População-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade pendularpt_BR
dc.subjectÁrvore Geradora Mínimapt_BR
dc.subjectRegião Metropolitana de São Paulopt_BR
dc.subject.otherRegião Metropolitana de São Paulopt_BR
dc.subject.otherDesigualdade e pobreza no Brasilpt_BR
dc.titleMobilidade para trabalho na Região Metropolitana de São paulo a partir dos dados do Censo Demográfico de 2010pt_BR
dc.title.alternativeMobility to work in the Metropolitan Region of São Paulo using data from the Demographic Census of 2010pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/rbepop/a/vHvwPJvLfHw4HjjWVc4NKJH/pt_BR
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