Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60286
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Identifying the core concepts of pharmacology education: a global initiative
Título(s) alternativo(s): Identificando os conceitos centrais da educação em farmacologia: uma iniciativa global
Autor(es): Paul J. White
Clare Guilding
Tom Angelo
John P. Kelly
Laurel Gorman
Steven J. Tucker
Ashleigh Fun
Jae Han
Guanliang Chen
Yassmin Samak
Anna-Marie Babey
Fabiana A. Caetano
Sudhir Chandra Sarangi
Jennifer Koenig
Haiping Hao
Joseph Goldfarb
Kelly Karpa
Luciene Bruno Vieira
Carolina Restini
Margaret Cunningham
Patrik Aronsson
Roisin Kelly-Laubscher
Mark Hernandez
Patangi K. Rangachari
Janet Mifsud
Fatima Mraiche
Ramzi Sabra
Octavio Piñeros
Xuechu Zhen
Helen Kwanashie
Betty Exintaris
Nilushi Karunaratne
Kuniaki Ishii
Yannee Liu
Resumen: Background and Purpose: In recent decades, a focus on the most critical and fundamental concepts has proven highly advantageous to students and educators in many science disciplines. Pharmacology, unlike microbiology, biochemistry, or physiology, lacks a consensus list of such core concepts.Experimental Approach: We sought to develop a research-based, globally relevant list of core concepts that all students completing a foundational pharmacology course should master. This two-part project consisted of exploratory and refinement phases. The exploratory phase involved empirical data mining of the introductory sections of five key textbooks, in parallel with an online survey of over 200 pharmacology educators from 17 countries across six continents. The refinement phase involved three Delphi rounds involving 24 experts from 15 countries across six continents. Key Results: The exploratory phase resulted in a consolidated list of 74 candidate core concepts. In the refinement phase, the expert group produced a consensus list of 25 core concepts of pharmacology. Conclusion and Implications : This list will allow pharmacology educators everywhere to focus their efforts on the conceptual knowledge perceived to matter most by experts within the discipline. Next steps for this project include defining and unpacking each core concept and developing resources to help pharmacology educators globally teach and assess these concepts within their educational contexts.
Abstract: Antecedentes e Propósito: Nas últimas décadas, o foco nos conceitos mais críticos e fundamentais tem se mostrado altamente vantajoso para estudantes e educadores em muitas disciplinas científicas. A farmacologia, ao contrário da microbiologia, bioquímica ou fisiologia, carece de uma lista consensual de tais conceitos básicos. Abordagem Experimental: Procuramos desenvolver uma lista de conceitos básicos, globalmente relevante, baseada em pesquisa, que todos os alunos que concluem um curso básico de farmacologia deveriam dominar. Este projeto de duas partes consistiu em fases exploratórias e de refinamento. A fase exploratória envolveu a mineração de dados empíricos das secções introdutórias de cinco livros-texto principais, em paralelo com um inquérito online a mais de 200 educadores de farmacologia de 17 países em seis continentes. A fase de refinamento envolveu três rodadas Delphi envolvendo 24 especialistas de 15 países em seis continentes. Principais Resultados: A fase exploratória resultou em uma lista consolidada de 74 conceitos principais como candidatos. Na fase de refinamento, o grupo de especialistas produziu uma lista consensual de 25 conceitos fundamentais de farmacologia. Conclusão e implicações: Esta lista permitirá que educadores de farmacologia em todo o mundo concentrem seus esforços no conhecimento conceitual percebido como mais importante pelos especialistas da disciplina. Os próximos passos deste projeto incluem definir e descompactar cada conceito central e desenvolver recursos para ajudar os educadores de farmacologia a ensinar e avaliar globalmente estes conceitos dentro dos seus contextos educacionais.
Asunto: Conceitos
Técnica Delfos
Farmacologia - educação
Estudantes universitários
Mineração de dados
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1111/bph.16000
URI: http://hdl.handle.net/1843/60286
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://bpspubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bph.16000
metadata.dc.relation.ispartof: British Journal of Pharmacology
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Identifying the core concepts of pharmacology education_ a global initiative.pdf3.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.