Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61044
Type: Dissertação
Title: Contribuições para a formação e atuação de professores de química e de tradutores e intérpretes de língua de sinais no campo da educação de surdos
Other Titles: Contributions to the training and performance of chemistry teachers and sign language translators and interpreters in the field of deaf education
Authors: Débora da Silva Assunção Carvalho
First Advisor: Célio da Silveira Júnior
First Co-advisor: Juarez Melgaço Valadares
First Referee: Nilma Soares da Silva
Second Referee: Sônia Marta de Oliveira
Abstract: O movimento em busca de uma efetiva inclusão para os estudantes surdos nas salas de aula é o que inspira este trabalho. Pensando nas complexidades de uma sala multicultural e o ensino de Química, desenvolvemos a pesquisa a fim de contribuir para a formação e atuação dos professores. Através de pesquisas bibliográficas, entrevistas semiestruturadas com professores especialistas da área de educação de surdos e, concomitantemente, de Química/Ciências, acrescidas da minha experiência enquanto professora de Química e Intérprete de Libras, obtivemos a coleta de importantes informações, que foram categorizadas e analisadas aplicando-se a análise de conteúdo. Na investigação foi possível discorrer sobre os seguintes assuntos: quais são as principais dificuldades no ensino de Química com os estudantes surdos; Processos de ensino: estratégias didáticas, recursos e materiais que os especialistas utilizam em suas salas, e abordagens metodológicas que contribuíram para o aprendizado mesmo diante da pluralidade da sala de aula; indicações de materiais didáticos e referências bibliográficas para uso em sala e para ampliar o conhecimento do professor na área de educação dos surdos; cultura surda presente no ambiente escolar; relação professor - intérprete de Libras; formatos de avaliação da aprendizagem e sugestões para a formação de professores. Consideramos, a partir das discussões, a necessidade de entender o sujeito surdo em suas potencialidades, na perspectiva da cultura surda, fazendo uso da pedagogia visual que aponta como base a experiência visual e aspectos linguísticos específicos do povo surdo. O trabalho sugere que as informações obtidas podem contribuir para a formação dos professores favorecendo o aprendizado dos estudantes surdos, e também dos ouvintes, assim como auxiliar professores de outras áreas de conhecimento.
Abstract: The movement in search of an effective inclusion for deaf students in classrooms is what inspires this dissertation. Thinking about the complexities of a multicultural classroom and the teaching of Chemistry, we developed the research in order to contribute to the training and performance of teachers. Through bibliographic research, semi-structured interviews with specialist teachers in the field of education for the deaf and, concomitantly, in Chemistry/Science, plus my experience as a Chemistry teacher and Libras Interpreter, we collected important information, which was categorized and analyzed. applying content analysis. In the investigation, it was possible to discuss the following subjects: what are the main difficulties in teaching Chemistry with deaf students; Teaching processes: didactic strategies, resources and materials that specialists use in their classrooms, and methodological approaches that contributed to learning even in the face of the plurality of the classroom; indications of teaching materials and bibliographical references for use in the classroom and to expand the teacher's knowledge in the area of education for the deaf; deaf culture present in the school; teacher-Libras interpreter relationship; learning assessment formats and suggestions for teacher training. Based on the discussions, we consider the need to understand the deaf subject in their potential, from the perspective of the deaf culture, making use of visual pedagogy that points to the visual experience and specific linguistic aspects of the deaf people as a basis. The work suggests that the information obtained can contribute to the formation of teachers, favoring the learning of deaf students, and also of hearing ones, as well as helping teachers from other areas of knowledge.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/61044
Issue Date: 31-Mar-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Guia- versão biblioteca Novembro PDFA (5).pdf6.45 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons