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http://hdl.handle.net/1843/61050
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Análise da temática contabilidade tributária e/ou suas assemelhadas na formação em ciências contábeis de instituições de ensino superior localizadas no estado de Minas Gerais |
Autor(es): | Ana Clara Lacerda de Oliveira Nathan Vasconcellos de Almeida Rezende Machado Jacqueline Veneroso Alves da Cunha João Estevão Barbosa Neto |
Resumen: | O presente artigo teve como objetivo identificar o perfil do plano de ensino da disciplina contabilidade tributária, e/ou suas assemelhadas, oferecidas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, pelas IES, sejam elas, públicas ou privadas, presenciais ou a distância, localizadas no Estado Minas Gerais. Para tal, foi extraída da plataforma e-MEC em 2016, uma lista de 126 IES mineiras. Assim, a amostra da pesquisa, foi composta por duas partes. Primeiramente, foi integrada pelas IES que disponibilizaram as grades curriculares em seus sítios eletrônicos ou por contato preestabelecido com as coordenações. Posteriormente, foi integrada pelas IES que forneceram as ementas da disciplina contabilidade tributária e/ou suas assemelhadas, retiradas do sítio eletrônico ou enviadas por e-mail após solicitação aos coordenadores. De acordo com os resultados, constatou-se que a nomenclatura que apresentou maior frequência foi a disciplina Contabilidade Tributária. Tornou-se evidente que as disciplinas que abordam a temática concentram-se no quinto (40%) e sexto (33,33%) período para IES públicas, e que os tributos de competência federal são os que recebem maior enfoque tanto nas universidades públicas (19,35%) quanto nas privadas com ensino presencial (19,42%), enquanto nas IES com ensino EAD é o planejamento tributário (19,05%). Quanto aos conteúdos programáticos das disciplinas, notou-se que a temática elisão nas universidades públicas foi a que apresentou maior frequência (20%), já nas IES privadas com ensino presencial, foram os tributos estaduais (18,57%). Por fim, constatou-se que o objetivo mais recorrente, foi a capacitação para operacionalização com tributos (46,67%), enquanto o menos frequente foi apresentação/operacionalização de situações práticas (20%). |
Asunto: | Contabilidade tributária Contabilidade Ensino superior |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/61050 |
Fecha del documento: | jun-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://anpcont.org.br/pdf/2017/EPC801.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso ANPCONT |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
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