Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61050
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Clara Lacerda de Oliveirapt_BR
dc.creatorNathan Vasconcellos de Almeida Rezende Machadopt_BR
dc.creatorJacqueline Veneroso Alves da Cunhapt_BR
dc.creatorJoão Estevão Barbosa Netopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-17T12:12:12Z-
dc.date.available2023-11-17T12:12:12Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.citation.issue11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61050-
dc.description.resumoO presente artigo teve como objetivo identificar o perfil do plano de ensino da disciplina contabilidade tributária, e/ou suas assemelhadas, oferecidas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, pelas IES, sejam elas, públicas ou privadas, presenciais ou a distância, localizadas no Estado Minas Gerais. Para tal, foi extraída da plataforma e-MEC em 2016, uma lista de 126 IES mineiras. Assim, a amostra da pesquisa, foi composta por duas partes. Primeiramente, foi integrada pelas IES que disponibilizaram as grades curriculares em seus sítios eletrônicos ou por contato preestabelecido com as coordenações. Posteriormente, foi integrada pelas IES que forneceram as ementas da disciplina contabilidade tributária e/ou suas assemelhadas, retiradas do sítio eletrônico ou enviadas por e-mail após solicitação aos coordenadores. De acordo com os resultados, constatou-se que a nomenclatura que apresentou maior frequência foi a disciplina Contabilidade Tributária. Tornou-se evidente que as disciplinas que abordam a temática concentram-se no quinto (40%) e sexto (33,33%) período para IES públicas, e que os tributos de competência federal são os que recebem maior enfoque tanto nas universidades públicas (19,35%) quanto nas privadas com ensino presencial (19,42%), enquanto nas IES com ensino EAD é o planejamento tributário (19,05%). Quanto aos conteúdos programáticos das disciplinas, notou-se que a temática elisão nas universidades públicas foi a que apresentou maior frequência (20%), já nas IES privadas com ensino presencial, foram os tributos estaduais (18,57%). Por fim, constatou-se que o objetivo mais recorrente, foi a capacitação para operacionalização com tributos (46,67%), enquanto o menos frequente foi apresentação/operacionalização de situações práticas (20%).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso ANPCONTpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subjectContabilidade tributáriapt_BR
dc.subjectInstituição de ensino superiorpt_BR
dc.subjectPlano de ensinopt_BR
dc.subject.otherContabilidade tributáriapt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.titleAnálise da temática contabilidade tributária e/ou suas assemelhadas na formação em ciências contábeis de instituições de ensino superior localizadas no estado de Minas Geraispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://anpcont.org.br/pdf/2017/EPC801.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE DA TEMÁTICA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA.pdf752.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.