Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61376
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Paulo Freire e sua influência na constituição de um curso de EJA
Título(s) alternativo(s): Paulo Freire and his influence on the constitution of an EJA course
Autor(es): Ana Rafaela Correia Ferreira
Resumo: Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que buscou investigar a influência de Paulo Freire na constituição e desenvolvimento de um curso de suplência, direcionado a estudantes jovens, adultos e idosos, no 2° segmento do Ensino Fundamental, na Rede Pública Municipal de Educação de Betim, no estado de Minas Gerais. A fonte principal para essa constituição são as entrevistas realizadas com nove sujeitos, entre professores e pedagogos, com o uso da metodologia da História Oral. Para a análise empreendida, destacou-se excertos referentes ao curso de suplência, com a intenção de elaborar compreensões sobre a sua implantação e organização. Embora o curso tenha sido implementado de forma experimental em apenas algumas escolas, as narrativas dos colaboradores demonstram um desejo e uma tentativa de se repensar a organização administrativa da modalidade Educação de Pessoas Jovens e Adultas, destacando a importância de Paulo Freire nesse processo. Além disso, foi mencionada a metodologia de projetos de trabalho como principal prática pedagógica do ensino destinado a jovens, adultos e idosos naquele período.
Abstract: This article presents some results of a research that sought to investigate the influence of Paulo Freire in the constitution and development of a substitute course, aimed at young, adult and elderly students, in the 2nd segment of Elementary School, in the Municipal Public Education Network of Betim, in the state of Minas Gerais. The main source for this constitution are the interviews carried out with nine subjects, including teachers and pedagogues, using the methodology of Oral History. For the analysis undertaken, excerpts referring to the substitute course were highlighted, with the intention of developing understandings about its implementation and organization. Although the course has been implemented in an experimental way in only a few schools, the employees' narratives demonstrate a desire and an attempt to rethink the administrative organization of the Youth and Adult Education modality, highlighting the importance of Paulo Freire in this process. In addition, the methodology of work projects was mentioned as the main pedagogical practice of teaching aimed at young people, adults and the elderly in that period.
Assunto: Estudantes de educação de jovens e adultos
Educação - História
História oral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12586
URI: http://hdl.handle.net/1843/61376
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/12586
metadata.dc.relation.ispartof: Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Freire e sua influência na constituição de um curso de EJA.pdf701.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.