Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61381
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação neuropsicológica de crianças diagnosticadas com apneia obstrutiva do sono
Título(s) alternativo(s): Neuropsychological evaluation of children diagnosed with obstructive sleep apnea
Autor(es): Alice de Souza Ramos
Primeiro Orientador: Luciana Mendonça Alves
Segundo Orientador: Ana Elisa Ribeiro Fernandes
Primeiro membro da banca : Almir Ribeiro Tavares Júnior
Segundo membro da banca: Denise Brandão de Oliveira e Britto
Terceiro membro da banca: Thamara Suzi dos Santos
Resumo: INTRODUÇÃO: A apneia obstrutiva do sono (AOS) pediátrica é um distúrbio respiratório, caracterizado por episódios recorrentes de obstrução das vias aéreas superiores. Muitas pesquisas evidenciam déficits relacionados aos distúrbios do sono, como dificuldade em atenção, memória, habilidades visuomotoras e funções executivas. A patogênese das comorbidades associadas à AOS está ligada à hipoxemia e às fragmentações no sono. A AOS infantil afeta negativamente resultados de testes neuropsicológicos, que incluem habilidades de linguagem expressiva e receptiva. A principal conduta terapêutica citada na literatura é cirúrgica, porém existem outras alternativas. A polissonografia (PSG) é o exame padrão para diagnóstico, e define a gravidade da doença, além de registrar outros parâmetros fisiológicos relacionados à arquitetura do sono. Por meio desse exame, foram selecionadas crianças com AOS para realizar um teste neuropsicológico e associar os resultados de ambos. A presente dissertação apresentará dois estudos, um de revisão de literatura e um estudo observacional transversal. OBJETIVOS: o objetivo do primeiro estudo é realizar uma revisão da literatura sobre a presença de déficits neuropsicológicos em crianças com apneia do sono; e o objetivo do segundo estudo é pesquisar crianças do ensino fundamental, diagnosticadas com AOS, por meio da associação dos seus resultados de um teste neuropsicológico, com seus respectivos dados polissonográficos. MÉTODOS: para o primeiro estudo foi realizada uma revisão integrativa da literatura, buscando publicações dos últimos dez anos que descreveram aspectos neuropsicológicos de crianças, de 6 a 12 anos, com AOS. Para o segundo estudo, observacional analítico transversal, a amostra incluiu 17 crianças, faixa etária entre 6 e 12 anos, com diagnóstico de AOS e sem comorbidades associadas, tais como síndromes genéticas e alterações craniofaciais. O diagnóstico de AOS foi feito com PSG, realizada em laboratório de sono. Nessa instituição, foram selecionados os laudos e contactadas as famílias para aplicação do teste NEUPSILIN-Inf, em um único encontro. Em seguida, realizou-se análise estatística descritiva, por meio do teste Mann-Whitney associando as variáveis explicativas (tarefas neuropsicológicas) e os desfechos (dados da PSG). RESULTADOS: os resultados são apresentados por meio da produção de dois artigos científicos. O Estudo 1, que é apresentado pelo artigo de revisão de literatura, consistiu em 21 artigos, selecionados entre 219 artigos encontrados em bases de dados. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados, revisões da literatura, estudos transversais e de coorte. Dificuldade em atenção, memória e habilidades visuomotoras, verbais e funções executivas foram alterações neuropsicológicas, associadas a distúrbios do sono, destacadas nas pesquisas selecionadas. O segundo estudo incluiu avaliação neuropsicológica de crianças na faixa etária citada, associação entre os resultados do teste e dados polissonográficos. Valores significativos entre o índice de dessaturação inadequado e déficits de linguagem oral e escrita foram encontrados, evidenciando que prejuízos na qualidade de sono podem afetar negativamente habilidades neuropsicológicas. CONCLUSÃO: a AOS pode causar déficits neuropsicológicos relacionados à atenção, à memória declarativa, às funções executivas e às habilidades de linguagem. Na análise estatística foram encontrados valores significativos entre o índice de dessaturação inadequado e déficits de linguagem oral e escrita. Tais quadros podem ser amenizados com tratamento adequado, porém a relação entre dados diagnósticos e prognósticos carece de mais evidências. É de suma importância a abordagem preventiva e interdisciplinar de crianças com queixas respiratórias de sono para definir melhor intervenção, otimizar desempenho escolar e qualidade de vida das crianças com esse diagnóstico.
Abstract: PURPOSE: To elaborate a bibliographical review on neuropsychological deficits in children with sleep apnea. METHODS: An integrative review on theoretical literature was used to achieve the purpose, analyzing, thereby, specific literature from the last ten years describing neuropsychological aspects of children with sleep apnea. Database consulted were: “Portal Regional da Biblioteca Virtual de Saúde”, “PubMed”, “Portal CAPES”, “PEDro” and “OTseeker”. RESULTS: The sample has 21 selected articles, selected from a population of 219 articles found on the databases. Randomized clinical trials, bibliographical reviews, cross- sectional and cohort studies were included. Both Redundant publications or articles that did not specify for age or focused on comorbidities were not considered. Most of the surveys evidenced the existence of neuropsychological changes related to sleep disturbance, which could cause difficulties at paying attention. Memorization and visual motor, speech and executive functions were compromised. Pathogenesis of comorbidities related to obstructive sleep apnea are caused by hypoxemia and sleep interruptions. Surgery is the main medical intervention mentioned in the literature, since there was no other research so far exploring other possibilities to solve these neuropsychological deficits. CONCLUSION: Articles indicate that sleep apnea can cause neuropsychological deficits on attention, memory, and executive functions. In addition, these articles suggests that this situation could be softened with proper treatment, although prognosis and diagnosis data need further evidence.
Assunto: Neuropsicologia
Apneia Obstrutiva do Sono
Fonoaudiologia
Diagnóstico
Criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/61381
Data do documento: 16-Ago-2023
Término do Embargo: 16-Ago-2025
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