Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61549
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andréa de Paula Xavier Vilelapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5559474272450379pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Rodrigues Moreira Cruzpt_BR
dc.creatorLetícia Maria Machadopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-30T13:31:06Z-
dc.date.available2023-11-30T13:31:06Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61549-
dc.description.abstractThis article develops reflections on the art of embroidery in groups of women as a form of expression to be used in the enhancement of social work carried out within the scope of public policies of Social Assistance, Culture, Health and Education. It seeks to give visibility to theoretical-methodological approaches of art education, of coexistence groups and strengthening of community ties and art therapy groups, as complementary strategies for the realization of emancipatory social processes of expanding awareness, culture and income generation. This is an important theme in the field of arts education, as it seeks to advance in understanding different theoretical-practical dynamics that involve the production of embroidery, while analyzing the properties of this technique when performed in groups of women. In order to reach the objectives of the research, a bibliographical survey was carried out, research of photographic records and visits to exhibitions of the embroideries produced. The study responds to the problem: can the art of embroidery, which for centuries was restricted to the family environment, be a significant tool for social inclusion and the creation of spaces for resignification of lives, self-knowledge and strengthening of bonds? The works of the groups of embroiderers demonstrate that yes.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo desenvolve reflexões sobre a arte de bordar em grupos de mulheres como forma de expressão a ser utilizada na potencialização do trabalho social realizado no âmbito das políticas públicas de Assistência Social, Cultura, Saúde e Educação. Busca dar visibilidade a abordagens teórico-metodológicas da arte-educação, dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos comunitários e grupos arteterapêuticos, como estratégias complementares para a efetivação de processos sociais emancipatórios de ampliação de consciência, da cultura e de geração de renda. Trata-se de uma temática importante no campo do ensino de artes pois busca avançar na compreensão de diferentes dinâmicas teórico-práticas que envolvem a produção do bordado, ao mesmo tempo que analisa as propriedades desta técnica quando realizada em grupos de mulheres. Para o alcance dos objetivos da pesquisa foi feito levantamento bibliográfico, pesquisa de registros fotográficos e visita a exposições dos bordados produzidos. O estudo responde à problemática: a arte do bordado, que durante séculos esteve restrita ao ambiente familiar, pode ser um instrumental significativo de inclusão social e de criação de espaços de ressignificação de vidas, de autoconhecimento e fortalecimento de vínculos? Os trabalhos dos grupos de bordadeiras demonstram que sim.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte do bordadopt_BR
dc.subjectGrupos de bordadeiraspt_BR
dc.subjectVínculospt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherBordadospt_BR
dc.subject.otherIntegração socialpt_BR
dc.subject.otherArte e sociedadept_BR
dc.titleGrupos de bordado como expressão artística e suas contribuições para a inclusão socialpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia Maria Machado TCC.pdf832.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.