Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61735
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Português como língua de acolhimento e os desafios do acesso a uma universidade pública no Brasil
Título(s) alternativo(s): Portuguese as a Welcoming Language and the challenges of entering a public University in Brazil
Autor(es): Luciane Corrêa Ferreira
Daiane Joice da Silva
Lívia Elisa Lemos Melo
Yasmin Guimarães de Lima
Ana Luíza Ferreira Vieira
Resumo: Português como Língua de Acolhimento é uma disciplina que se insere na área de Português como Língua Adicional e encontra o seu lugar tanto no âmbito da Linguística Aplicada quanto no campo de Direitos Humanos, uma vez que a educação é um direito humano de acordo com a Constituição Brasileira de 1988. A globalização e o advento das migrações internacionais, em geral, motivaram o desenvolvimento de estudos sobre o ensino de Português como Língua de Acolhimento (GROSSO, 2010; AMADO, 2013), cujo foco é o ensino de Português para imigrantes e refugiados. No presente artigo, analisamos, a partir de uma perspectiva êmica, as ideologias linguísticas e crenças que emergem na fala de um estudante haitiano durante uma conversa informal sobre sua aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o consequente ingresso em uma universidade pública gratuita no Brasil.
Abstract: Portuguese as a Welcoming Language is a discipline which finds its place both in the scope of Applied Linguistics and also in the field of Human Rights since education is a human right according to the Brazilian Constitution of 1988. The globalization and the advent of international migration in general motivated the development of the field of Portuguese as a Welcoming Language (GROSSO, 2010; AMADO, 2013). In this chapter, we are interested in analyzing from an emic perspective the linguistic ideologies and beliefs that emerge in the speech of a Haitian student during an informal conversation about his approval in the Brazilian exam of access to the Brazilian higher education, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), and the consequent admission to a free public University in Brazil.
Assunto: Linguística aplicada
Direitos humanos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.41235
URI: http://hdl.handle.net/1843/61735
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/41235
metadata.dc.relation.ispartof: Letrônica
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Português como língua de acolhimento e os desafios do acesso a uma Universidade Pública no Brasil.pdf296.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.