Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarcel de Lima Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T20:27:56Z-
dc.date.available2023-12-27T20:27:56Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage119pt_BR
dc.citation.epage132pt_BR
dc.identifier.doi10.37389/abei.v23i2.1977567pt_BR
dc.identifier.issn25958127pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62193-
dc.description.abstractO presente texto tem como objetivo revisitar poemas-chave de Eavan Boland e William Butler Yeats a fim de reunir as vozes aparentemente antagônicas de seus autores, para que se possa compreender os diálogos que permeiam tais representações estéticas e suas complexidades ao tratar de temas como amor, lenda, morte, mito e a condição da mulher. É como se ao escrever para lembrar o sujeito de que não deve esquecer sua existência anterior como objeto, Boland entregasse sua realização poética possivelmente como uma forma de romper o antigo território patriarcal em que o sexual houvesse, há muito tempo, dominado o erótico. Desse modo, o leque de renda preta que sua mãe lhe deu desestabiliza a terra orientada para o masculino da poesia irlandesa e a transcende, não como o pássaro dourado Yeatsiano de Bizâncio, mas como “o melro nesta primeira manhã abafada”, até que ela finalmente possa encontrar uma voz para expressar plenamente sua condição de mulher irlandesa.pt_BR
dc.description.resumoThe present text aims at revisiting key poems by Eavan Boland and William Butler Yeats in order to bring together the apparently politically antagonistic voices of their authors, so that one can possibly understand the poetical dialogues that pervade such aesthetic representations and their complexities in dealing with themes such as love, legend, death, myth and womanhood. As if writing to remind one of the subject that should not forget her previous existence as object, Boland delivers her poetic achievement as a way to possibly disrupt the old patriarchal territory in which the sexual had overwhelmed the erotic for so long. And hence the black lace fan her mother gave her unsettles the male oriented land of Irish poetry and transcends it, not like the golden Yeatsian bird of Byzantium but like “the blackbird on this first sultry morning” until she can finally find a voice to fully express her Irish womanhood.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofABEI Journalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectBolandpt_BR
dc.subjectYeatspt_BR
dc.subjectWomanhoodpt_BR
dc.subject.otherPoesiapt_BR
dc.subject.otherYeats, W. B.(William Butler), 1865-1939pt_BR
dc.titleBoland and yeats: poetical irish dialoguespt_BR
dc.title.alternativeBoland e Yeats: Diálogos poéticos irlandesespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistas.usp.br/abei/article/view/197756pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4223-9717pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Boland and Yeats Poetical Irish Dialogues.pdf402.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.