Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCláudia Maria Alves Vilhenapt_BR
dc.creatorCelia da Consolação Diaspt_BR
dc.date.accessioned2024-01-02T18:44:29Z-
dc.date.available2024-01-02T18:44:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.issue3pt_BR
dc.identifier.isbn9786500322811pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/62291-
dc.description.abstractMuseums are units of information. His exhibitions are created narratives, through various museological actions developed by museum professionals. Therefore, aligning all the activities of the professionals becomes necessary, for this reason, the museum must communicate with society exhibitions that give rise to reflections on the past, the present, and the future. The purpose of the article is to discuss the importance of mediation of information among museum professionals for the exercise of museum activities. The theoretical framework searched the literature for themes related to mediation of information and museum professionals. The research methodology used was a bibliographic review. The results indicate that information and information mediation, as strategic and organizational inputs, add value and competitiveness within institutions. However, museum managers, as well as their team, need to understand that they are the first users of information, with information needs and information exchanges. In this perspective, mediation of information is the best way to build a favorable synergy in professional relationships. As a conclusion, it was observed that the greater the collective and solidary effort, in relation to the use of information and information resources available in the museological institution by professionals, the better it will be for the museum to carry out the museological process and, consequently, fulfill its mission, which that is: to be a stage for discussion through the exhibitions, in order to contribute to the reflection of society and, with that, to promote its development.pt_BR
dc.description.resumoOs museus são unidades de informação. Suas exposições são narrativas criadas por meio de diversas ações museológicas desenvolvidas pelos profissionais de museus. Assim sendo, alinhar todas as atividades dos profissionais torna-se necessário, para com isso, o museu comunicar junto à sociedade exposições que suscitem reflexões sobre o passado, o presente e o futuro. O objetivo do artigo é discutir a importância da mediação da informação entre os profissionais de museu para o exercício das atividades museológicas. O referencial teórico buscou na literatura temas relacionados à mediação da informação e profissional de museu. A metodologia de pesquisa utilizada foi uma revisão bibliográfica. Os resultados indicam que a informação e a mediação da informação, enquanto insumos estratégicos e organizacionais, agregam valor e competitividade dentro das instituições. Contudo, os gestores de museu, assim como sua equipe precisam entender que são eles os primeiros usuários da informação, com necessidades de informação e trocas de informações. Nessa perspectiva, a mediação da informação é a melhor maneira para construir uma sinergia favorável nas relações profissionais. Como conclusão, observou-se que quanto maior for o esforço coletivo e solidário, em relação ao uso da informação e dos recursos informacionais disponíveis na instituição museológica pelos profissionais, melhor será para o museu realizar o processo museológico e, consequentemente cumprir sua missão, qual seja: ser um palco de discussão através das exposições, a fim de contribuir para a reflexão da sociedade e com isso, promover o seu desenvolvimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de pesquisa em informação e mediação (EPIM)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectProfissional de museupt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectSinergiapt_BR
dc.subject.otherCiencia da informaçãopt_BR
dc.subject.otherMediaçãopt_BR
dc.subject.otherMuseuspt_BR
dc.subject.otherMuseólogospt_BR
dc.titleA mediação da informação entre os profissionais de museus: sinergia nas relações profissionaispt_BR
dc.title.alternativeInformation mediation among museum professionals: synergy in professional relationshipspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://portalconferenciasppgci.marilia.unesp.br/index.php/IIIEPIM/IIIEPIM/paper/view/82pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8682-4403pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0891-6454pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.