Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/62465
Type: Artigo de Periódico
Title: Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva
Other Titles: Special education policy and the challenges of an inclusive perspective
Authors: Libéria Rodrigues Neves
Mônica Maria Farid Rahme
Carla Mercês da Rocha Jatoba Ferreira
Abstract: Este artigo analisa os significados do documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e sua relevância para a definição dos rumos da escolarização dos estudantes com deficiência no Brasil, nos últimos dez anos. Destaca a centralidade conferida pela Política ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), como complementar e/ou suplementar ao ensino comum, no processo de inclusão escolar. Diante disso, propõe-se uma interlocução com o discurso psicanalítico, de modo a problematizar o lugar atribuído ao AEE nesse contexto, bem como a persistência de movimentos segregadores, que insistem em se inscrever mesmo que a orientação política proponha uma Educação Inclusiva.
Abstract: This article analyzes the meanings of the document National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) and its relevance for the definition of directions for disabled students’ schooling in Brazil in the last ten years. It highlights the centrality conferred by the Policy on Specialized Educational Assistance (SEA), as a complement and/or supplement to common education, in the process of school inclusion. Therefore, it is proposed a dialogue with the psychoanalytic discourse, in order to problematize the place attributed to SEA in this context, as well as the persistence of segregating movements, which insist on enrolling even if the political orientation proposes an inclusive education.
Subject: Educação especial - politica governamental - Brasil
Educação inclusiva
Necessidades especiais - educação
Psicanálise
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/2175-623684853
URI: http://hdl.handle.net/1843/62465
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/edreal/a/J8j5ZYK99htRZyQnW7Cqbrs/abstract/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Educação & realidade
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva.pdf304.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.