Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/65410
Tipo: Dissertação
Título: O lugar político do filósofo : estudo sobre a atopía no Górgias de Platão
Título(s) alternativo(s): The political place of the philosopher : a study on atopía in Plato’s Gorgias
Autor(es): George Matias de Almeida Júnior
primer Tutor: Marcelo Pimenta Marques
primer miembro del tribunal : Jacyntho José Lins Brandão
Segundo miembro del tribunal: Roberto Bolzani Filho
Resumen: De acordo com a tradição, Platão determinou as bases do paradoxo filosófico da relação entre a filosofia e a pólis, lançando a questão sobre se o filósofo pertence à cidade ou se é ausente, distante de suas práticas. Nossa dissertação questiona esse tópos vital aos estudos socráticos e platônicos e pretende jogar luz nova sobre um problema que é nuclear à filosofia política ocidental, através da análise do papel político do filósofo no Górgias de Platão. Contra os rótulos convencionais segundo os quais a filosofia política de Platão é utópica, autoritária e anti-democrática, argumentamos que a dimensão política é tão efetiva quanto decisiva para uma compreensão correta de todos os seus escritos, independentemente de quão estranha, excêntrica e fora de lugar possa parecer. Propomos renovar esse tópos concentrando nosso foco analítico num diálogo que é único e paradigmático, na medida em que representa não um momento de transição na filosofia de Platão, mas uma reflexão autônoma e aguda sobre o lugar do filósofo enquanto atopía ou um não-lugar. Essa ideia é apresentada e discutida em sua tripla dimensão conceitual de estranheza, contradição e deslocamento, sendo proposta com o intuito de nos ajudar a compreendê-la, não o de explicá-la para nos livrarmos dela. Portanto, ao argumentarmos que a atopía do filósofo é seu tópos único e genuíno, mostramos como esse oxímoro deve perfeitamente fazer sentido ao leitor atento, devido ao caráter ambíguo e extraordinário da filosofia política de Platão, tese que sustentamos dando ênfase especial à noção de filosofia como modo de vida.
Abstract: According to tradition, Plato laid down the basis for the philosophical paradox of the relationship between philosophy and the polis, putting forth the question whether the philosopher belongs to the city or is absent from its practices. Our thesis questions this vital topos in socratic and platonic studies and throws new light on a problem that is nuclear to western political philosophy, by analyzing the political role of the philosopher in Plato´s Gorgias. Against the conventional labels according to which Plato´s political philosophy is utopic, authoritarian and anti-democratic, we argue that the political dimension is as effective as it is decisive for a correct understanding of all of his writings, no matter how strange, eccentric and out of place it may be. We propose to renew this topos by focusing on this unique and paradigmatic dialogue, insofar as it represents, not a transitional moment in Plato´s philosophy, but an autonomous and acute reflection on the political place of the philosopher as atopia, or a non-place. Such idea is presented and discussed in its threefold conceptual dimension of strangeness, contradiction and displacement, which is meant to help us understand it, not explain it away. Thus, by arguing that the philosopher´s atopia is his only and genuine topos we show how this oxymoron should make perfect sense to the attentive reader, due to the ambiguous and out of ordinary character of Plato´s political philosophy, which we sustain by giving special emphasis to the notion of philosophy as the best way of living.
Asunto: Filosofia - Teses
Platão. Górgias
Ciência política - Filosofia - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/65410
Fecha del documento: 14-dic-2012
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



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