Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/67772
Tipo: Tese
Título: Dicotomias e similaridades na trajetória do violão em Belo Horizonte
Autor(es): Fábio Nery de Souza
Primeiro Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas
Primeiro membro da banca : Cláudia Araújo Garcia
Segundo membro da banca: Loque Arcanjo Júnior
Terceiro membro da banca: Stanley Levi Nazareno Fernandes
Quarto membro da banca: Eduardo Pires Rosse
Quinto membro da banca: José Ricardo Jamal Júnior
Resumo: Descrevem-se similaridades e dicotomias do violão em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. De um lado, essa cidade que traz, em sua gênese, hierarquias epistemológicas conformadas em avenida circular – Avenida do Contorno – que separa, divide, demarca, silencia e exclui. De outro, o violão que, conforme os espaços de atuação, sofreu mudanças pontuais na sua gramática musical. A partir das biografias de alguns violonistas e professores que contribuíram para a divulgação e a prática desse instrumento, bem como em dados obtidos em entrevistas, tece-se uma trama histórica que revela silenciamentos, diferentes vivências, disputas por poder, espaços de atuação e habilidades diversas. Nos trânsitos desse instrumento em lugar de simbiose, marcado pelo constante jogo entre tradição e modernidade, surge, com o advento do rádio, um violão original, híbrido, composicional. Essa longa trajetória do “pinho de seis cordas” é a motivação para se descrever a vida musical que se formava na capital símbolo da República, procurando entender o ensino/aprendizado e prática/repertório relativos a um dos instrumentos musicais mais populares do Brasil.
Abstract: This research describes guitar-related similarities and dichotomies in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, city whose genesis has drawn on epistemological hierarchies shaped by a circular avenue that separates, divides, sets boundaries, hushes up and excludes. Within it, the guitar, according to its performance spaces, has undergone specific changes in its musical grammar. Relying on biographies of guitarists and teachers who has contributed to its dissemination and practice and on data gathered through interviews, this study weaves a historical plot revealing silencing, experiences, power struggles, performance spaces, and diverse skills. Thanks to the long journey of this instrument within a place of symbiosis, interplaying tradition and modernity, and to the advent of the radio, an original, hybrid, compositional guitar was born. This long trajectory of this six-stringed instrument is the motivation to describe the musical life in progress in the capital then taken as symbol of the Republic, seeking to understand teaching/learning and practice/repertoire issues related to one of the most popular musical instruments in Brazil.
Assunto: Violão - História e crítica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/67772
Data do documento: 1-Dez-2023
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