Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/68477
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Perfil das pesquisas sobre estratégias de ensino da escrita com estudantes com deficiência intelectual |
Título(s) alternativo(s): | Profile of scientific studies about teaching strategies on writing with students with intellectual disability |
Autor(es): | Ana Paula Zaboroski Jáima Pinheiro de Oliveira |
Resumen: | Objetivo foi caracterizar o perfil das pesquisas acerca dos estudantes com deficiência intelectual sobre recursos e estratégias de ensino desenvolvidas à produção escrita. A busca sistematizada das teses e dissertações foi realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, publicadas entre 2008 a 2017 em Português. O perfil das pesquisas foi categorizado por meio da análise de conteúdo. Resultados indicaram que poucas pesquisas atenderam aos critérios e constatamos diversos temas de investigação. A maioria analisou o processo de inclusão e apenas 6 pesquisas investigaram as estratégias de alfabetização e letramento desenvolvidas com estes estudantes. |
Abstract: | The objective was to characterize the profile of scientific studies about students with intellectual disabilities, specifically concerning to the pedagogical resources and teaching strategies evolved for written production. The systematized search for the theses and dissertations, published between 2008 and 2017 in Portuguese, was carried out in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The profile of the scientific studies was categorized through content analysis. The results indicated thatfew works (n=53) complied with the search criteria and it was verified several investigation themes. Most of the studies analyzed the inclusion process, in fact, only 6 works investigated the strategies of alphabetization and literacy developed with thesestudents. |
Asunto: | Educação especial Deficiência intelectual Ensino Escrita |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2788 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68477 |
Fecha del documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.11.2788 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista de estudios e investigación en psicología y educación |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Perfil das pesquisas sobre estratégias de ensino da escrita com estudantes com deficiência intelectual.pdf | 132.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.