Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/68479
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estratégias de ensino voltadas à produção escrita dos estudantes com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Teaching strategies the written production of students with intellectual disability
Autor(es): Ana Paula Zaboroski
Jáima Pinheiro de Oliveira
Resumo: Objetivo foi identificar as estratégias de ensino voltadas à produção escrita dos estudantes com deficiência intelectual. A busca sistematizada das teses e dissertações foi realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), publicadas entre 2008 a 2017 no idioma Português. As pesquisas selecionadas foram categorizadas por meio da análise do conteúdo. Os resultados indicaram número restrito de pesquisas (n=13) acerca desta temática. Dentre elas, 7 analisaram a utilização de programas para o ensino de leitura e escrita e 6 investigaram as estratégias de alfabetização (leitura e escrita) e letramento desenvolvidas com estes estudantes.
Abstract: The objective was to identify teaching strategies geared to the written production of students with intellectual disabilities. The systematized search for the theses and dissertations, published between 2008 and 2017 in Portuguese, was carried out in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD).The selected searches were categorized through content analysis. The results indicated a limited number of researches (n= 13) on this subject. Among them, 7 analyzed the use of programs for teaching reading and writing and 6 investigated literacy strategies (reading and writing) and literacy developed with these students.
Assunto: Educação especial
Deficiência intelectual
Ensino
Escrita
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2787
URI: http://hdl.handle.net/1843/68479
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.11.2787
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de estudios e investigación en psicología y educación
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias de ensino voltadas à produção escrita dos estudantes com deficiência intelectual.pdf140.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.