Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/68479
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estratégias de ensino voltadas à produção escrita dos estudantes com deficiência intelectual |
Título(s) alternativo(s): | Teaching strategies the written production of students with intellectual disability |
Autor(es): | Ana Paula Zaboroski Jáima Pinheiro de Oliveira |
Resumo: | Objetivo foi identificar as estratégias de ensino voltadas à produção escrita dos estudantes com deficiência intelectual. A busca sistematizada das teses e dissertações foi realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), publicadas entre 2008 a 2017 no idioma Português. As pesquisas selecionadas foram categorizadas por meio da análise do conteúdo. Os resultados indicaram número restrito de pesquisas (n=13) acerca desta temática. Dentre elas, 7 analisaram a utilização de programas para o ensino de leitura e escrita e 6 investigaram as estratégias de alfabetização (leitura e escrita) e letramento desenvolvidas com estes estudantes. |
Abstract: | The objective was to identify teaching strategies geared to the written production of students with intellectual disabilities. The systematized search for the theses and dissertations, published between 2008 and 2017 in Portuguese, was carried out in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD).The selected searches were categorized through content analysis. The results indicated a limited number of researches (n= 13) on this subject. Among them, 7 analyzed the use of programs for teaching reading and writing and 6 investigated literacy strategies (reading and writing) and literacy developed with these students. |
Assunto: | Educação especial Deficiência intelectual Ensino Escrita |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2787 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/68479 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.11.2787 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista de estudios e investigación en psicología y educación |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estratégias de ensino voltadas à produção escrita dos estudantes com deficiência intelectual.pdf | 140.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.